i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Navegação

Explore com a Gazeta do Povo novos jeitos de se manter bem informado

  • PorGazeta do Povo
  • 16/08/2019 20:40
Explore com a Gazeta do Povo novos jeitos de se manter bem informado
| Foto:

A velocidade das notícias e a multiplicidade de informação mantêm em alto patamar os desafios do jornalismo. Mais do que relatar e reportar, o exercício da contextualização, da opinião e da análise ganha novas possibilidades com recursos trazidos pelo digital: são múltiplos jeitos de informar, que a Gazeta do Povo adota para acompanhar a evolução do mundo e a exigência de seus leitores.

Os formatos adotados, ou produtos gerados na redação, buscam aliar leveza e agilidade (compatíveis com o cotidiano acelerado dos dias atuais) ao aprofundamento necessário à compreensão crítica da realidade.

Ao lado da produção a que o leitor já se familiarizou, surgem agora as “Breves”, as seções de curtas da Gazeta do Povo. Em Breves, são reunidos conteúdos de acesso rápido no formato de feed infinito. A leitura dispensa clique atrás de clique, basta fazer a rolagem da página para encontrar mais informações daquela editoria, seja ela República, Mundo, Economia etc.

Outras notícias de consumo ágil são aquelas em formato de stories, identificadas por um ícone que representa uma sucessão de quadros. Clicando em uma informação que traz essa marca, você vai acessar conteúdos elaborados com a lógica desse recurso importado das mídias sociais e que aposta na informação explicativa, enxuta e supercondensada para trazer o máximo com o mínimo, sem “textão”.

Para evitar que o leitor perca de vista temas de interesse, ao final de cada notícia você sempre encontra um cardápio de novos links, selecionados a partir da tecnologia de inteligência artificial, com base no histórico de navegação pelo jornal. Ainda sobre sugestões: agora as principais manchetes do dia permanecem acessíveis, mesmo durante a leitura de outras matérias.

Para ouvir e assistir quando quiser

Na nova Home, o leitor encontra áreas dedicadas exclusivamente aos podcasts e vídeos. Na página principal, o usuário verá de imediato os conteúdos mais recentes, e é só clicar em um deles para acessar a playlist completa, que agrega tudo o que já foi publicado, episódio a episódio.

Esses conteúdos ganharam também páginas específicas. Em gazetadopovo.com.br/podcasts, você encontra duas novidades: o 15 minutos (podcast diário com o resumo e a análise do noticiário da Gazeta do Povo, publicado sempre às 17h) e o Perfila (podcast que traz informação e opinião a partir da história de uma personagem da semana; publicado sempre às sextas-feiras).

Além deles, permanecem no ar os podcasts Ideias (que conta com um elenco de peso, com Rodrigo Constantino e Guilherme Fiuza), República (revisão semanal do noticiário político nacional) e Pequeno Expediente (melhor time de cobertura política local).

Já em gazetadopovo.com.br/videos, estão os programas da Gazeta em Vídeo, com os novos Gazeta Explica e Mini docs.

Publicado semanalmente às terças-feiras, “Gazeta explica” usa linguagem leve e simples para tratar de temas relevantes; já o “Mini docs”, que é quinzenal, aparece na outra ponta: traz grandes reportagens para ganhar em profundidade.

Também no rol das novidades, o Sempre Família traz uma série que abordará temas como relacionamento conjugal, educação e interação entre pais e filhos e vida em família. E o colunista Lúcio Vaz estreia o semanal Fiscal dos Políticos.

Junto com esses conteúdos, aparecem ainda muitos outros dos nossos colunistas e da equipe da Gazeta do Povo. Na lista, estão o Quinta Categoria, do Gustavo Nogy; Conversa com Fiuza, do Guilherme Fiuza; Passando a régua, com Rodrigo Constantino; A protagonista, da Madeleine Lacsko, e o Café da República, com as equipes da editoria em Curitiba e Brasília.

Gostou das novidades? Assine a Gazeta do Povo para receber sempre o melhor conteúdo, nos melhores formatos.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.