• Carregando...

O superávit comercial da China superou expectativas em junho com o aumento surpreendente das exportações, em uma notícia que sugere a continuidade da recuperação econômica global apesar das preocupações recentes com o ritmo do crescimento.

Muitos analistas acreditam que as exportações ainda perderão força. Mas, por ora, os números municiam os críticos da política cambial de Pequim, que alegam que o iuan está sendo mantido artificialmente desvalorizado para dar uma vantagem comercial à China.

As exportações chinesas cresceram 43,9 por cento em junho em relação ao mesmo mês do ano anterior, superando as previsões de um aumento de 38 por cento, informou a autoridade alfandegária do país neste sábado. As importações subiram 34,1 por cento, em linha com as projeções.

O resultado foi um superávit comercial de 20,0 bilhões de dólares em junho, o maior em nove meses. A estimativa do mercado era de um saldo positivo de 13,8 bilhões de dólares.

"As exportações estão melhores do que o esperado porque o impacto negativo da crise da dívida europeia não foi tão sério como se temia no mercado", disse Lu Nenghua, economista do Bank of Communications, em Xangai.

"O crescimento das exportações chinesas vai ficar mais lento nos próximos meses, com certeza. Mas não haverá uma queda abrupta", acrescentou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]