Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crise

Extrema-direita protesta contra austeridade na Hungria

O líder do Jobbik disse neste sábado que o governo do atual primeiro-ministro e governos anteriores de orientação socialista arruinaram a Hungria nos 22 anos desde a queda do regime comunista

Ativistas e simpatizantes do partido Jobbik protestam na Hungria contra as medidas de austeridade do governo | AFP PHOTO / ATTILA KISBENEDEK
Ativistas e simpatizantes do partido Jobbik protestam na Hungria contra as medidas de austeridade do governo (Foto: AFP PHOTO / ATTILA KISBENEDEK)

Cerca de 2.500 partidários da legenda húngara de extrema-direita Jobbik marcharam em protesto contra as políticas econômicas adotadas na Hungria, incluindo vários aumentos de impostos e outras medidas de austeridade que o governo local afirmou serem necessárias para manter o déficit orçamentário do país sob controle e sustentar o crescimento.

O líder do Jobbik, Gabor Vona, disse neste sábado que o governo de centro-direita do atual primeiro-ministro, Viktor Orban, e governos anteriores de orientação socialista arruinaram a Hungria nos 22 anos desde a queda do regime comunista, vendendo o país para bancos estrangeiros e companhias multinacionais, bem como financiando a "máfia econômica e política" que os rodeia.

Vona também criticou os gays e os ciganos, dizendo ainda que os judeus do país eram "anti-húngaros." Jobbik é o segundo partido da oposição no parlamento, tendo ganhado quase 17% dos votos nas eleições de 2010. As informações são da Associated Press.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.