i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Tecnologia

Fábrica de US$ 2 bilhões é aposta “vai ou racha” da Tesla para globalizar carros elétricos

  • PorVille Heiskanen e Chunying Zhang
  • Bloomberg
  • 10/11/2019 19:00
Vista aérea da Gigafactory da Tesla, em Xangai
Vista aérea da Gigafactory da Tesla, em Xangai| Foto: AFP

Elon Musk diz que nunca viu uma fábrica ser construída tão rapidamente, e agora o CEO e fundador da Tesla está prestes a descobrir se o empreendimento dará conta da tarefa a que se destina. A chamada Gigafactory da empresa, em Xangai, começou a ser erguida em janeiro e em algumas semanas dará início à produção em massa de sedans elétricos.

Primeira fábrica inteiramente comandada por uma montadora estrangeira em território chinês - e primeira planta da Tesla fora dos EUA - a unidade é um teste crucial na tentativa de Musk de manter sua companhia lucrativa ao apostar alto no maior mercado mundial de veículos elétricos.

O CEO prevê que a Tesla fabricará pelo menos mil carros por semana em Xangai até o final do ano - um volume que a fábrica original, na Califórnia, levou meses para atingir. Musk também já deu a entender que uma taxa semanal de 3 mil carros montados é uma meta a ser alcançada em algum momento.

Com o preço volátil das ações da Tesla e as pressão sobre as finanças da companhia, os investidores acompanham de perto o desenrolar desse crescimento de produção. O investimento de bilhões de dólares será um fator decisivo para determinar se a montadora norte-americana será capaz de enfrentar concorrentes locais e afastar desafios de nomes como Daimler e BMW.

A implantação de Xangai também fornecerá pistas sobre a capacidade da Tesla de se tornar verdadeiramente global. A empresa planeja dar continuidade à instalação de uma fábrica em local ainda a ser anunciado na Europa, que experimenta avanços crescentes de vendas em vários mercados.

A planta chinesa

Originalmente apenas um terreno lamacento há 90 minutos de carro do centro da cidade de Xangai, a Gigafactory da Tesla agora se destaca em meio a campos desertos e pradarias com plantas selvagens.

A fábrica já está produzindo carros em pequenas quantidades, como parte dos preparativos para as operações. O maquinário foi instalado em outubro e neste mês a companhia nacional de energia elétrica da China abriu a primeira linha de transmissão para atender as instalações. A Tesla está trabalhando com autoridades locais para obter as certificações necessárias e espera obtê-las até o final do ano, disse recentemente a presidente da companhia, Robyn Denholm.

O preço inicial do sedan Modelo 3, a ser fabricado localmente e que só será vendido na China, é de cerca de US$ 50.000, tornando a marca de luxo americana mais competitiva com fabricantes nacionais de baixo custo, como BAIC Motor Corp. e BYD, que oferecem sedans por pouco mais da metade do valor.

Embora o preço seja apenas um pouco menor do que os importados mais básicos da Tesla, as versões fabricadas na China terão mais recursos. É parte de uma tentativa da marca de proteger sua imagem e seu poder de precificação em um mercado com centenas de potenciais players.

Conteúdo editado por:Cristina Seciuk
2 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 2 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • J

    Jorge Dias

    ± 13 dias

    A Tesla é igual ao Eike: tudo FAKE.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cidadão Brasileiro

    ± 13 dias

    Quem percebe o tempo em que vivemos com base em opções ideológicas, se conseguir entender por que essa fábrica está num país “anti-liberdades” e “comunista”, e não gerando os empregos no “meritocrático”, “liberal” e “capitalista” EUA, como vocifera Trump, no mínimo ficará desconfiado de que pode estar sendo enrolado - por espertos à direita ou à esquerda. Dinheiro desconhece ideologia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.