A cidade de Guarapuava, localizada na Região Centro-Sul do Paraná, acaba de receber uma unidade da fábrica francesa Jacquet, que produz biscoitos, pães e bolos prontos. A inauguração aconteceu nesta quinta-feira (8) e contou com a presença de executivos franceses, brasileiros, representantes do Governo do Estado e da prefeitura local. O investimento de cerca de R$ 40 milhões foi enquadrado no programa Paraná Competitivo.
Esta é a primeira fábrica da marca Jacquet fora da Europa, resultado de uma parceria do grupo paranaense Guerra com a também francesa Limagrain.
Empregos
Com a implantação da fábrica devem ser gerados cerca de 150 empregos diretos em um primeiro momento. Nesse período, os produtos serão destinados à venda nos mercados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. O próximo passo é a construção de um Centro de Distribuição no complexo, que ocupa um terreno de 100 mil metros quadrados às margens da BR-277.
A companhia também vai investir em capacitação de profissionais da região. Será firmado um convênio entre a Jacquet Guerra do Brasil e a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) para que alunos de diversos cursos da instituição possam participar de um programa de trainee. Assim, acadêmicos de Engenharia de Alimentos e Nutrição visitarão a sede da Jacquet, na França, para que conheçam o funcionamento das fábricas e depois atuem na unidade.
Guarapuava foi a cidade escolhida para a instalação da fábrica, pois tem a maior produção de trigo per capita no Brasil. Outro fator é o posicionamento geográfico que permite a logística dos produtos tanto para o Paraná quanto para outras praças nacionais.
Jacquet
A francesa Jacquet, marca bastante tradicional na Europa, foi criada há 130 anos e opera no Brasil em parceria com o Grupo Guerra. Desta parceria surgiu a Jacquet Guerra do Brasil. A empresa trabalha também com linhas de pães, brownies e mini brownies, tortas e mini tortas e com produtos específicos para linha infantil. Gradativamente, todos devem entrar na produção da unidade brasileira.
O que permitiu à vinda da Jacquet para o país foi a fusão, em 2011, entre os grupos Limagrain (francês) e Guerra (brasileiro), ambos líderes agroindustriais em seus países. A junção resultou na criação da Limagrain Guerra do Brasil que injetou quase R$ 100 milhões em diferentes negócios no país. A Jacquet ficará ligada diretamente a unidade brasileira de negócios Limagrain Guerra do Brasil.



