Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Montadoras

Fabricação de veículos cai 16,8% no 1.º trimestre

São Paulo - Dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) confirmaram a recuperação das vendas de veículos em março em decorrência da ajuda do governo com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), mas o nível da produção e do emprego mostram que o setor está longe de se recuperar do baque após a quebra do Lehman Brothers. Apesar de a produção ter crescido 34,2% em relação a fevereiro, com a fabricação de 272,4 mil unidades, houve queda de 4% em relação a março do ano passado. No trimestre, o setor fabricou 660 mil unidades, uma queda de 16,8%.

"Nossa perspectiva para o mercado interno é boa, principalmente em razão das medidas rápidas tomadas pelo governo", disse o presidente da Anfavea, Jackson Schneider, que crê na retomada do crédito. Mas, mesmo assim, prevê que as vendas de veículos no mercado interno somem 2,71 milhões de unidades, com queda de 3,9% em relação a 2008. Já a produção de veículos deve cair 11,2%, para 2,860 milhões de unidades.

Os dados também são negativos sob o ponto de vista do mercado de trabalho. O setor encerrou março empregando 122.240 pessoas, o que representa uma queda de 1,8% em relação a fevereiro e de 1,5% ante o mesmo mês do ano passado. Em relação ao encerramento de 2008, quando a indústria empregava 126,8 mil pessoas, a redução do número de postos de trabalho é de 3,6%.

A queda de 50,8% nas exportações do setor automotivo no primeiro trimestre de 2009, para US$ 1,59 bilhão, contribuiu para puxar para baixo a produção das montadoras no período. "A queda das exportações avançou em março e deverá continuar com a mesma contundência no segundo trimestre", disse Schneider.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.