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Uma confusão em uma loja de revelação de fotos movimentou a Rua XV de Novembro, no início da tarde desta sexta-feira (31) no centro de Curitiba. Diversos clientes reclamavam da demora para receberem as fotos que foram enviadas para revelação através de uma promoção de um site de comprar coletivas. O nervosismo dos clientes chegou a tal ponto que até a Polícia Militar (PM) foi chamada para acalmar os ânimos.

Os clientes da Iris Color, localizada na esquina da Rua XV de Novembro com a Alameda Doutor Muricy, disseram que o estabelecimento chegou a demorar, em alguns casos, mais de um mês para entregar as fotos reveladas. Os consumidores compraram cupons em uma promoção no site Groupon para revelação de fotos, já haviam feito o pagamento, mas a loja demorava em realizar o serviço.

Por volta das 14h, a Polícia Militar foi chamada pelo proprietário da loja e duas viaturas seguiram até o local para acalmar os clientes enfurecidos. Alguns dos consumidores registraram Boletim de Ocorrência. Por volta das 15h, os policiais deixaram o local.

A técnica em enfermagem Nadia Borghe, uma das clientes da loja, diz que entrou na promoção pelo site de comprar coletivas em abril de 2012 e, até esta sexta-feira, ainda não tinha recebido as fotos. "Sempre dizem para retornar aqui, dizem que perderam as fotos, mas nunca me entregam".

Outra cliente, a dona de casa Tarcia Maria Muniz, diz que o problema não era apenas para quem fez comprar pela internet. Ela, que enviou pessoalmente um filme para ser revelado no início de agosto, portanto fora da promoção, até esta sexta-feira ainda estava sem as fotos prontas. Enquanto a reportagem esteve no local, ambas receberam as fotos.

O proprietário da loja, Ricardo Cezar, disse que os transtornos começaram em março de 2012 por causa de um problema no fornecimento de equipamentos fotográficos ao estabelecimento. Na mesma época, uma das três máquinas para revelar os filmes teria quebrado, o que atrasou a demanda. "A indústria de fotografia está em crise. Isso atrasou o conserto da máquina e o fornecimento de material", explica.

Sobre as compras no site de vendas, o proprietário diz que o site Groupon descumpriu o contrato feito com a loja, para realizar as promoções - que começaram em janeiro de 2011. Os descontos seriam dados apenas em alguns dias, periodicamente. A empresa de compras coletivas, entretanto, teria realizado a promoção diariamente, sem limite de tempo, segundo Cezar.

A reportagem entrou em contato com o serviço de atendimento ao cliente do site, que informou que, por se tratar de uma empresa terceirizada, não estava autorizada a passar o contato direto do site ou da assessoria de imprensa.

Apenas um e-mail foi passado para a reportagem, que enviou uma mensagem ao site sobre o assunto e até as 18h desta sexta-feira não teve retorno.

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