
2010 começou e já temos uma avalanche de novos jogos. O mais bacana: são jogos realmente bons. Bayonetta, o primeiro grande game do ano, já resenhado na coluna Overgame da semana passada, deu uma amostra do que podemos esperar. É simplesmente o melhor jogo de ação já feito. Devil May Cry, Ninja Gaiden, quem gostou desses jogos tem a obrigação de conferir a criação máxima de Hideki Kamiya.
Bayonetta também é um dos poucos exemplos de novas franquias e criações originais que aparecerão durante 2010. Sem dúvida, este será o ano das continuações.
De certo modo, é até simples de entender o raciocínio das produtoras. Em vez de arriscar alto em novos jogos, é muito mais seguro investir pesado em franquias já estabelecidas.É claro, se as continuações forem melhores ou pelo menos tão boas quanto os jogos originais, existe realmente o potencial de vendas. Mas se as continuações tiverem pouco a ver com o que os fãs esperam, será um desastre comercial.
2010 também será o ano em que a guerra dos consoles se intensifica. Pela primeira vez teremos três consoles estabelecidos há anos no mercado. A Nintendo precisa se mover para evitar ficar estagnada no mercado que hoje domina. As vendas de seu portátil DS vêm caindo, e teme-se que o Wii seja o próximo a sentir o baque.
Para combater a liderança do Wii, tanto Microsoft quanto Sony estão apostando alto em novas interfaces de controle, com captação de movimentos. O objetivo é eclipsar o engenhoso sistema de controles do Wii. E, quem sabe, liberar completamente as mãos do jogador. É difícil que seja o começo do fim dos controles físicos, mas seguramente uma nova forma de interação será mais comum.
2010 também marca uma nova era no mercado brasileiro. Teremos grandes empresas, como a Warner Interactive, e investindo pesado, além de parcerias locais para fabricação de jogos a preços mais baixos. E uma guerra pelo mercado de consoles brasileiro vai ser deflagrada. Será um bom ano.
* * * * *
Bayonetta - Ação exagerada (foto 1)
- Consoles PS3, Xbox 360.
- O que é Jogo de ação exageradíssimo feito pelo criador de Devil May Cry. Com sensualidade e ação na dose certa, o jogo apresenta Bayonetta, uma bruxa disposta a enfrentar céu e inferno para recuperar sua memória.
- Esperado por Fãs de Devil May Cry e de Ninja Gaiden.
- Por que pode ser nota 10? O ritmo do jogo, o carisma dos personagens, as inúmeras citações a outros games e a mecânica de combate são ótimos.
- Por que pode ser nota 10? Se a alta dose de erotismo do jogo for mal interpretada pelo público, pode não vender. Mas, diferente de jogos como Dead or Alive, que tratam a mulher como objeto, Bayonetta coloca a mulher no comando.
Super Street Fighter IV - A volta de um clássico (foto 2)
- Consoles PC, PS3, Xbox 360.
- O que é Seguindo o mesmo caminho que "Street Fighter II", que ganhou várias versões, "Street Fighter IV" também ganha fôlego renovado com novos personagens, fases de bônus e modos de jogo. É basicamente o mesmo jogo, com mais coisas. E quase todos que compraram "SF IV" comprarão a versão "Super".
- Esperado por Fãs de jogos de luta.
- Por que ´pode ser nota 10 ? Não tem segredo com. É só não fugir do que os fãs gostam. E não tem nada melhor que destruir carros na mão.
- Não vai ser nota 10 se inventarem personagens sem apelo, como em "SFIII", a coisa fica feia. Mas apostamos que não há chance disso.
* * * * *
No More Heroes 2 - Dinheiro, fama e mulheres (foto 3)
- Console Wii.
- O que é Criação do designer Suda 51, o game mostra o malandro Travis Touchdown eliminando os maiores assassinos do planeta para conseguir dinheiro e fama. E é claro, mulheres. No segundo game, Travis ganha a ajuda da assassina ninja Shinobu.
- É esperado por Fãs do humor nonsense e jogos hardcore característicos das criações de Suda 51.
- Por que pode ser nota 10? Fatiar meliantes e mafiosos com uma espada laser é ótimo. E em No More Heroes 2 você pode usas duas armas simultaneamente.
- Não vai ser nota 10 se a mecânica de jogo não melhorar um pouco. O primeiro game da série tem problemas de ritmo, a ação empaca em alguns momentos entre as missões principais. Se isso continuar, os jogadores não vão gostar.
Final Fantasy 13 - A hora de revitalizar (foto 4)
- Consoles PS3, Xbox 360.
- O que é Faz tempo que a franquia precisa de uma revitalizada. Desde Final Fantasy X faltam personagens cativantes. E parece que com Lightining, a heroína de "FFXIII", a Square-Enix pode ter voltado às origens da série.
- É esperado por Fãs de romances impossíveis e de RPGs orientais.
- Por que pode ser nota 10? É a maior aposta da Square-Enix. O sistema de batalhas foi otimizado, a história foi meticulosamente preparada e o alvo são os jogadores que têm uma boa lembrança de "FFVII" e "FFX".
- Não vai ser nota 10 se personagens insípidos e história complicada tirarem a identidade da franquia. Isso aconteceu com "Final Fantasy XII" e não foi bom.






