• Carregando...
Veja como os jovens gastam seu dinheiro |
Veja como os jovens gastam seu dinheiro| Foto:

Inadimplência

Descontrole leva gastador a emprestar dinheiro até no banco

A falta de organização e o descontrole na hora de gastar dinheiro são os principais motivos da inadimplência entre os jovens entre 18 e 21 anos, aponta o levantamento da Paraná Pesquisas para a Gazeta do Povo.

Entre os entrevistados, 44% admitiram que "se perderam nas contas". O porcentual supera a perda de emprego, com 38%. "É um dado preocupante que mostra que o jovem não tem noção de quanto gasta. Ele se preocupa em consumir, mas muitas vezes não em como vai pagar", diz Murilo Hidalgo Lopes de Oliveira, presidente do instituto de pesquisa.

O quadro é agravado pela falta de atenção com as taxas e juros de mercado cobrados a cada operação financeira. Entre os jovens ouvidos, 54% disseram que não fazem as contas de quanto pagam de juros em uma compra parcelada, por exemplo.

Quando o cinto aperta, a família e os amigos ainda são o principal refúgio dos endividados teens. Cerca de 80% dos entrevistados disseram que pedem aos pais e colegas ajuda financeira quando estão sem dinheiro. Mas o crédito bancário já aparece com 9% de participação no socorro extra para dar conta das extravagâncias do mês.

A roupa de grife, a conta do celular estourada, os gastos com a galera nas baladas e nas idas ao shopping estão provocando um rombo no orçamento das famílias. Um estudo da Kantar Worldpanel, divulgado no início do ano, revela que os lares com jovens entre 12 e 19 anos fecham o mês no vermelho. Gastam em média 5% mais do que conseguem ganhar. Já as famílias que não têm jovens em sua composição conseguem poupar 5% da receita mensal. O problema é maior entre os mais ricos. As classes A e B gastam até 8% mais do que ganham.

Em domicílios com jovens, as famílias gastam 43% a mais com vestuário do que nos lares sem adolescentes. A vontade de falar com os amigos também pesa no orçamento. A conversa fiada no telefone e o uso intensivo de internet e outros meios de comunicação aumentam em até 9% esse tipo de gasto. As saídas com a galera resultam em gastos até 10% superiores com estes itens nas famílias com teens em sua composição.

Os adolescentes das classe AB são os mais descontrolados. Gastam em média 14% a mais do que ganham (mesada, salário ou outros rendimentos). Ao contrário, os teens de classe C economizam 32% do que ganham. Na baixa renda (DE) a economia é ainda maior e chega a 48% do dinheiro recebido.

Para o consultor em finanças pessoais Raphael Cordeiro, o essencial para evitar fechar o mês no vermelho é estabelecer uma noção de orçamento, tanto para as famílias como para os jovens. "Trata-se da conta simples. Basta saber quanto se ganha exatamente e no que se gasta", diz. Ele recomenda que os pais evitem dar dinheiro "aos picadinhos" aos filhos. "Quando vê, o pai deu R$ 1 mil e nem percebeu e o filho não sabe no que gastou", diz.

Roupas e baladas

A preocupação com a aparência é um dos motores de consumo dos jovens. O levantamento da Paraná Pesquisas mostra que o principal destino dos gastos com jovens são as roupas (51%), seguido por lanches e refeições (48%) e shows e baladas (38%). "Isso demonstra que a prioridade são a vaidade e o lazer", diz Murilo Hidalgo de Oliveira, presidente da Paraná Pesquisas. De acordo com a Kantar, os jovens gastam, em média, R$ 308 por ano com lazer.

* * * * * *

Interatividade

Que atitudes sua família adota para administrar o gasto dos jovens, evitando que gastem acima do que podem e comprometam o orçamento doméstico?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]