• Carregando...

Brasília - O faturamento real da indústria brasileira cresceu 1,4% em dezembro na comparação com novembro, na série dessazonalizada dos indicadores industriais da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Apesar do aumento, a entidade ressalta que o cenário geral da indústria é de desaquecimento, como atesta a queda de 8% nas horas trabalhadas da produção no mesmo período de comparação.

Segundo a CNI, o avanço das vendas em dezembro "aparenta" ser um efeito de acomodação, depois da forte queda de 11,1% no faturamento de novembro em relação a outubro. De qualquer modo, a CNI ressalta que a receita caiu 10,4% de setembro para dezembro do ano passado.

Na comparação de dezembro de 2008 com igual mês de 2007, o faturamento foi reduzido em 2%. No ano, porém, puxadas pelo bom desempenho dos três primeiros trimestres do ano, as vendas acumularam crescimento de 5,7% em relação a 2007.

Nas horas trabalhadas na produção, houve redução de 4,6% em dezembro em confronto com o último mês de 2007. No ano, as horas trabalhadas subiram 4,8%.

Outro indicador de queda da atividade é o nível de utilização da capacidade instalada, que na série com ajuste sazonal caiu dos 81,4% em novembro para 80,2% em dezembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]