Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Poder Executivo

Fazenda indica secretário interino para Receita Federal

Após uma semana de especulação, Lina Vieira foi afastada oficialmente do cargo. No seu lugar, entra Octacílio Cartaxo, auditor fiscal há 30 anos

Cartaxo era braço direito de Lina |
Cartaxo era braço direito de Lina (Foto: )

Brasília - Na tentativa de conter a disputa de poder que tomou conta da Receita Federal e minimizar o desgaste que sofreu dentro do governo, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nomeou ontem Otacílio Dantas Cartaxo como secretário interino.

Braço direito da ex-secretária Lina Vieira, Cartaxo é o primeiro da lista de 25 nomes – entre superintendentes, coordenadores e assessores diretos da Receita – que assinaram um manifesto com críticas à saída Lina. No texto, os técnicos elogiam a liderança da ex-secretária e afirmam que sua dispensa "perturba" o clima e "traz graves prejuízos" à secretaria.

Cartaxo foi uma escolha para conter a rebelião que se iniciou com a notícia da demissão de Lina. Claramente dividida entre o grupo que apoia a ex-secretária e o que ainda se ressente da saída de Jorge Rachid (antecessor de Lina), a Receita foi palco de fortes articulações para a escolha do novo secretário.

Na segunda-feira, pelo menos sete superintendentes ameaçaram deixar o cargo caso Mantega nomeasse pessoas identificadas com o grupo de Rachid. Inicialmente disposto a mudar toda a estrutura do órgão, Mantega teve de ceder. Com a Receita no centro dos debates da CPI da Petrobras o ministro e sua equipe avaliaram que não poderiam correr o risco de perder o controle da secretaria.

Ao assumir o comando da Receita, Lina trocou toda a cúpula do órgão e se cercou de funcionários da sua confiança. A avaliação de pessoas próximas é que a secretária partiu em voo próprio, e Mantega e o secretário-executivo, Nelson Machado, encarregado de supervisionar o trabalho da Receita, perderam influência.

O grande desgaste da secretária ocorreu em maio, quando bateu de frente com a Petrobras por causa de uma compensação de tributos que os fiscais consideraram irregular. A reação da Receita deu munição aos defensores da CPI, instalada depois no Senado para investigar a estatal.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.