São Paulo A Coca-Cola e a Femsa (engarrafadora da Coca e dona da cervejaria Kaiser) anunciaram na terça-feira um acordo para a compra da mexicana Sucos del Valle. Segunda maior produtora de sucos do México, a empresa é líder no mercado brasileiro. A etapa seguinte da negociação seria a união da filial da Sucos del Valle no Brasil com a Sucos Mais, que pertence à Coca-Cola.
A aquisição deve sair por US$ 380 milhões. Segundo fontes ligadas ao negócio, a Femsa pretende vender parte de sua participação na filial brasileira da Sucos del Valle para outros engarrafadores da Coca-Cola. Um esquema parecido está sendo negociado na Sucos Mais, comprada pela Coca em 2005 por R$ 110 milhões. Ao final do processo, as operações da Sucos del Valle seriam unificadas com a Sucos Mais. A empresa teria três linhas de produtos: a Sucos del Valle, mais sofisticada, a Minute Maid e a Kapo, para crianças.
O problema da união das operações no Brasil seria o risco de o negócio ser barrado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica da Concorrência (Cade). Atualmente, a Sucos del Valle tem aproximadamente 26% do mercado. A participação da Sucos Mais fica por volta de 16%. A expectativa é que as duas empresas juntas teriam 42% do mercado.



