
O presidente da Fiat do Brasil, Cledorvino Belini, afirmou durante o lançamento da nova geração da minivan Idea no Guaruja (litoral de São Paulo), nesta sexta-feira (30), que aguarda a aprovação da matriz italiana da nova verba de investimentos para o Brasil. O último pacote anunciado foi o de R$ 5 bilhões, que atendeu o crescimento da companhia entre 2008 e 2010.Belini não especificou valores e nem datas, mas, segundo ele, quem vai decidir a expansão das fábricas será o mercado brasileiro. A Fiat é líder no Brasil há oito anos e tem capacidade de produzir, atualmente, 1,1 milhão de automóveis e comerciais leves ao somar as instalações do Brasil e da Argentina.
O Brasil é o principal mercado da empresa, depois da Itália, e sedia a maior fábrica de automóveis do grupo. Instalada em Betim (MG), a Fiat Automóveis tem capacidade para produzir 800 mil veículos por ano. O faturamento líquido, em 2009, foi de R$ 20,6 bilhões, 11,4% maior que o obtido no ano anterior. Para a Fiat, foi o melhor ano em produção e vendas no país.
No primeiro semestre deste ano, a Fiat obteve 22,83% de participação de mercado, com 341.443 carros vendidos no período.
Em 2009, a marca italiana manteve a liderança no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves com 736.973 veículos emplacados e 24,5% de participação no mercado. Já a produção atingiu a marca de 736.973 unidades.



