• Carregando...

Filippos Sachinidis, até então vice-ministro de Finanças da Grécia, foi nomeado nesta quarta-feira (21) novo titular da pasta, revelou em comunicado o escritório de imprensa do primeiro-ministro, Lucas Papademos.

A nota do anúncio detalha que o juramento e a posse no cargo ocorreriam nesta quarta às 9h45min (de Brasília).

Sachinidis é economista, tem 49 anos, formado nos Estados Unidos e no Reino Unido e membro da direção do socialista Pasok.

Ele substitui no cargo Evangelos Venizelos, que deixou a pasta para liderar o partido socialista Pasok face às eleições gerais que ocorrerão entre abril e maio.

O novo ministro é deputado desde 2007 e em 2009 foi designado vice-ministro de Finanças, posto a partir do qual participou de todas as negociações com a União Europeia sobre o pacote de resgate à Grécia e dos contatos com os credores privados para fechar o perdão de 100 bilhões de euros da dívida.

Casado e pai de um filho, estudou Ciências Econômicas na Universidade do Pireo, no Queens College Universidade da Cidade de Nova York e na Universidade de Manchester, onde também deu aulas entre 1991 e 1994.

Ele trabalhou como analista para o National Bank of Greece, o maior banco comercial do país, e foi assessor do departamento econômico do ex-primeiro-ministro Konstantinos Simitis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]