i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Finanças

Vídeo: Conheça as vantagens e desvantagens dos CDBs

Quarto capítulo da série Finanças Pessoais em 1 minuto explica como funcionam os investimentos e como comprá-los

    • Da Redação
    • 13/06/2016 13:48
     | Reprodução/Gazeta do Povo
    | Foto: Reprodução/Gazeta do Povo

    Os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) são uma opção de investimento em renda fixa com remuneração próxima ou até mesmo superior à Selic.

    Os papeis funcionam como empréstimos feitos pelos correntistas aos bancos, que, em troca do valor aplicado, devolvem o dinheiro integral mais juros.

    VÍDEO: Saiba como investir em CDBs

    O rendimento é definido pelo CDI (Certificado de Depósito Interfinanceiro), taxa usada como base para o pagamento dos empréstimos feitos entre os bancos, que está em 14,13% ao ano nesta segunda-feira (13).

    Leia mais notícias sobre Finanças Pessoais

    Os CDBs, no entanto, podem entregar porcentagens abaixo ou até acima da CDI. O que define a remuneração é o risco oferecido pela instituição – quanto menos conhecida ela for, maiores serão os juros – e o prazo para retirada.

    Ao contrário do Tesouro Direto, os certificados bancários não podem ser sacados a qualquer momento, visto que possuem um tempo de carência. Os investimentos têm incidência do Imposto de Renda, que vai de 22,5% (seis meses) a 15% (dois anos ou mais), diferente da poupança, que é isenta de cobrança; e contam com o amparo do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) em caso de calote da instituição para aplicações de até R$ 250 mil.

    Entenda mais no vídeo:

    Finanças Pessoais em 1 minuto: #4 CDB

    Os Certificados de Depósito Bancário são títulos oferecidos pelos bancos que podem oferecer remuneração acima da taxa de juros, dependendo do tempo de carência e do dinheiro aplicado. Conheça mais sobre esse investimento.

    + VÍDEOS

    Deixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 0 ]

    Máximo 700 caracteres [0]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.