Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Previdência

Fiscais do INSS vão bater na porta de 360 mil pensionistas

Instituto suspeita de casos irregularidades no recadastramento dos beneficiários

São Paulo – O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou mais uma fase do recadastramento dos aposentados e pensionistas. Agora, quem fez a atualização dos dados no banco por meio de procurador ou de representante legal (tutor ou curador) será visitado em casa por um servidor do INSS. Ao todo, o instituto vai fazer 357.900 visitas no país para checar os dados do aposentado ou pensionista.

De acordo com o Ministério da Previdência, as visitas já começaram e foram detectadas irregularidades. "A checagem estava prevista na programação do recadastramento. Há casos de segurados que não foram encontrados nos endereços fornecidos pelos procuradores. Essa é uma situação estranha que deve ser investigada e, se for comprovada, alguma irregularidade, o benefício será cancelado’’, diz o ministro da Previdência, Nelson Machado.

A visita para a checagem de dados é feita no endereço que o procurador ou representante legal (curador ou tutor) informou na hora em que fez o recadastramento. O servidor do INSS estará usando um crachá de identificação.

Em alguns casos, o servidor vai ligar antes para o aposentado e marcar a visita. Mas também pode acontecer de o funcionário do INSS aparecer sem marcar um horário. Além do crachá de identificação, o servidor terá em mãos um documento com os dados cadastrais do segurado.

Antes de receber o visitante dentro de casa, o aposentado pode pedir para verificar o crachá e a documentação.

Segundo o INSS, não há horário definido para as visitas. Elas podem ocorrer pela manhã, à noite ou até aos finais de semana.

Durante a conferência dos documentos, o servidor do INSS não vai pedir o cartão de pagamento ou a senha do aposentado. Os dados que serão checados estão em documentos pessoais, como carteira de identidade e CPF, ou comprovante de aposentadoria e residência. O servidor também não está autorizado a levar consigo nenhum documento do aposentado ou do procurador.

Os funcionários selecionados para fazer as visitas do recadastramento são servidores experientes do INSS e que também realizam funções dentro dos postos. Por isso, o horário da visita pode ser fora do expediente normal de atendimento das agências. Durante a visita, o servidor também vai verificar se o aposentado está sofrendo maus tratos ou abuso.

O recadastramento começou em março de 2006. Os aposentados receberam no banco em que recebem o benefício um aviso de convocação indicando o mês de início da atualização dos seus dados.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.