• Carregando...

A agência de classificação financeira Fitch rebaixou nesta quinta-feira (31) a nota de oito regiões autônomas espanholas, entre elas Madri, e considera a possibilidade de rebaixá-las ainda mais, devido aos seus déficits orçamentários estruturais.

Além de Madri, foram afetadas Múrcia, Astúrias, Andaluzia, País Basco, Canárias e Cantábria, e a decisão acrescenta uma perspectiva negativa, o que significa que a agência deve revisar sua nota à baixa a médio prazo.

A diminuição da nota chega em um momento no qual a Espanha vive grande tensão nos mercados e que o governo publicará na sexta-feira as contas das comunidades autônomas do primeiro trimestre do ano. A publicação estava prevista para esta quinta-feira, mas foi adiada em um dia pelo ministério da Fazenda.

A decisão da Fitch "reflete um ambiente econômico e de mercado negativos na Espanha, que se traduz em menor arrecadação fiscal e em déficits orçamentários estruturais das administrações que exigirão esforços adicionais consideráveis para ser reduzidos", segundo a agência.

A Fitch também se refere "às dificuldades para acesso a financiamento a longo prazo" para as comunidades algumas das quais estão muito endividadas, com taxas de juros fortemente em alta nos mercados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]