Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Março

Fluxo de caminhões nas estradas sinaliza recuperação

Fluxo de veículos pesados (basicamente caminhões) cresceu 1,2% em março em comparação com o mês anterior, considerando os dados dessazonalizados

O fluxo total de veículos nas estradas brasileiras administradas por empresas do setor privado, com postos de pedágio, permaneceu praticamente estável em março, em relação a fevereiro, ao mostrar ligeira baixa de 0,2%, segundo apurou a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), em parceria com a Tendências Consultoria Integrada.

Mas o fluxo de veículos pesados (basicamente caminhões) cresceu 1,2% em março em comparação com o mês anterior, considerando os dados dessazonalizados. "Depois de quatro quedas consecutivas, o fluxo de pesados iniciou a recuperação em fevereiro", explica Ariadne Vitoriano, analista da Tendências. De acordo com ela, o resultado do Índice ABCR acompanha o momento de recuperação da indústria. Em fevereiro, o dado do IBGE mostrou aumento de 1,8% da produção industrial em relação a janeiro de 2009, enquanto o indicador também apontou alta de 2,1% nesta mesma comparação, explica Ariadne. "Na comparação interanual observamos alta de 0 6%. Isso pode sinalizar também um desempenho melhor para a indústria, que veio de um quarto trimestre muito ruim. Podemos falar em uma queda menos expressiva na comparação com março de 2008", diz Ariadne.

Já o fluxo de veículos leves apresentou queda de 0,4% em março. "O resultado dos leves está relacionado com a queda de confiança do consumidor. Neste cenário de incertezas, as pessoas tendem a poupar mais, evitando viagens", avalia Ariadne. "O movimento dos leves em março puxou o resultado geral do mês para baixo", conclui a analista.

Na comparação de março deste ano com março de 2008, o Índice ABCR geral apresentou queda de 1,7%. O fluxo de veículos leves caiu 2,4% e o de pesados mostrou elevação de 0,6%. No acumulado dos últimos 12 meses, o fluxo total de veículos em rodovias com pedágio teve expansão de 4,1%. Considerando esta mesma base de comparação, o fluxo de leves cresceu 4,6% e de pesados, 2,4%.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.