Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
FMI

FMI cede em debate sobre taxa do iuan

O Fundo Monetário Internacional (FMI) preferiu não chamar o iuan de moeda "significativamente desvalorizada", uma ação que reconhece os esforços da China para desfixar sua taxa de câmbio e que evita tensões com um país cada vez mais influente.

O resumo da revisão anual do FMI das políticas econômicas chinesas omitiu a palavra conflituosa, usada pela última vez em junho pelo diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn --algo que irritou Pequim.

Alguns dos 24 membros do conselho executivo da organização acreditam que a moeda chinesa está muito desvalorizada, segundo o FMI. Mas outros afirmaram que já está acontecendo uma redução estrutural no superávit do balanço de pagamentos da China graças a medidas de incentivo ao consumo, e algumas autoridades discordaram que o iuan esteja substancialmente desvalorizado.

"Isso reflete uma suavização na posição do conselho sobre o grau de ajuste necessário no regime cambial chinês", disse Eswar Prasad, membro da Brookings Institution e ex-membro do FMI.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.