Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Previsão

FMI vai rebaixar projeções para crescimento

Em julho, o FMI divulgou um conjunto de projeções, em que estimava um crescimento da economia global de 3,5% em 2012 e de 3,9% em 2013

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, adiantou nesta segunda-feira (24) que o organismo vai divulgar projeções mais pessimistas a respeito da economia mundial, em seu anúncio oficial no próximo dia 9, em Tóquio. "Continuamos contando com uma recuperação gradual, mas o crescimento mundial deve ser mais fraco, inclusive em relação ao que antecipamos em julho", disse a titular do FMI, em discurso no centro de estudos Peterson Institute em Washington.

Em julho, o FMI divulgou um conjunto de projeções, em que estimava um crescimento da economia global de 3,5% em 2012 e de 3,9% em 2013.

Segundo Lagarde, a economia global está "sobrecarregada de incertezas", ainda que as últimas medidas adotadas pelos governos tenham ido pela "direção adequada".

"Minha principal mensagem de hoje", afirma, é "a necessidade urgente de implementar as políticas que garantam a recuperação global", disse ela.

A titular do FMI ressaltou que ainda há muita incerteza nos mercados a respeito dos rumos da economia mundial, em parte porque há dúvidas se as lideranças políticas "vão cumprir suas promessas".Lagarde elogiou as iniciativas recentes dos bancos centrais da Europa e dos EUA para reativar a economia, que contribuíram para "reanimar os mercados"."Mas agora o que [os mercados] querem ver é uma ação coordenada, múltiplos jogadores jogando o mesmo jogo", acrescentou.

O BCE (Banco Central Europeu) anunciou há poucas semanas a intenção de comprar títulos da dívida pública, de modo a facilitar as condições de financiamento dos países em pior situação.Também recentemente, o Federal Reserve (o banco central dos EUA) indicou que vai injetar mais capital no sistema financeiro, por meio da compra de ativos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.