• Carregando...
Sede da Followize em Itu, no interior de São Paulo.
Sede da Followize em Itu, no interior de São Paulo.| Foto: Divulgação/Followize

Em março de 2018, quando Vinícius Corrêa entrou na Followize, a empresa contava com apenas cinco pessoas, sendo que duas delas eram os donos. Ele começou na vaga de analista de suporte, exatamente no lugar de um dos fundadores. Só que muita coisa mudou nesses quase quatro anos. Para a Followize e para ele. Tanto que hoje ele dá os primeiros passos como supervisor de suporte em uma empresa que agora tem mais de 40 funcionários e que foi eleita a melhor empresa para se trabalhar no Interior Paulista na categoria Empresas Pequenas do Great Place to Work São Paulo 2021.

A Followize foi criada em 2014, em Itu, pelos irmãos Anderson e André Gil, como uma empresa de desenvolvimento de software para gestão de leads. A ferramenta simplifica e padroniza o processo de atendimento a vendas, gerando mais produtividade e aumentando os lucros das companhias. São mais de 12 mil usuários ativos em diversos setores, como automotivo, telecomunicações, educacional e imobiliário.

Vinícius não apenas viu, como viveu esse crescimento. E, segundo ele, isso só foi possível pela liberdade que a companhia dá a todos os colaboradores para que possam exercer o melhor deles. E, claro, a confiança que os donos têm em cada um deles.

“Eu havia trabalhado em empresas muito regradas, afuniladas em um objetivo apenas, e quando entrei aqui na Followize levei um susto. Aqui há muita liberdade para fazer o que acho melhor, tanto no lado pessoal como profissional”, diz Vinícius. “O Anderson e o André dão muita confiança aos funcionários. Por isso temos um time bastante unido, todos com foco, independente do que aconteça”, prossegue.

Essa liberdade é tão presente no dia a dia que todas as decisões são tomadas em conjunto entre gestores e os donos. Não importa a complexidade, mas ela passa necessariamente pelas equipes. Não são decisões de cima para baixo.

“Aqui existe liberdade para atuar. O que vale é o consenso. Se o Anderson e o André não concordam, não importa, eles seguem o que os gestores estão falando. Existe essa confiança”, explica a coordenadora de Recursos Humanos da Followize, Edileise Hauser, que entrou na empresa em agosto de 2020, em meio à pandemia de Covid-19. “A cultura de liberdade e de acolhimento vem de cima. Todos têm voz e todos sabem que têm voz. E se alguém, por questão de personalidade, não se sente à vontade para se posicionar, damos um canal de sugestão anônimo”, completa.

A palavra liberdade, aliás, permeia o que cada um dos colaboradores faz no dia a dia. Mas ela se torna mais do que uma palavra. Na Followize ela instiga a buscar mais conhecimento e pensar além, mesmo que aparentemente não haja muito sentido em uma ideia ou que ela, à primeira vista, não vá funcionar. É questão de acreditar em si mesmo.

“Isso me dá uma posição dentro da empresa de poder criar e testar coisas novas e isso acho muito importante. E com isso, consigo tomar uma decisão sem pensar nas consequências. Consigo sentar com o time e decidir sem precisar consultar os donos. Essas decisões me ajudam a evoluir”, comenta Vinícius.

Crescimento profissional planejado

A história de Vinícius na Followize tem um aspecto interessante. A ideia dele era se tornar desenvolvedor. Esse, pelo menos, era o plano. A oportunidade na empresa, porém, mudou essa trajetória. E um dos fatores foi a possibilidade de fazer carreira ali mesmo, algo que a companhia não só permite, como também incentiva.

A Followize tem uma política de cargos que leva em conta os planos dos colaboradores. E isso sai da própria avaliação de desempenho 360º, na qual são listados os pontos de desenvolvimento e as oportunidades para cada funcionário dentro da empresa. “O setor de gestão de pessoas, junto com outros gestores, senta e olha para cada pessoa. Desenvolvemos um plano de desenvolvimento pessoal”, explica Edileise.

Dentro desse plano está a possibilidade de buscar cursos que sejam importantes para o desenvolvimento profissional e mesmo pessoal. Esse aspecto é tão fundamental que a empresa está estruturando a Universidade Followize, para ajudar os colaboradores no lado educacional. Além disso, hoje, quem quiser estudar pode fazer até mesmo no horário de expediente. “Quando o colaborador tem interesse em algum curso, ele pode ir atrás e fazer dentro do horário de trabalho. Por ter essa cultura mais leve, a Followize permite isso”, completa Edileise.

É nessa esteira de desenvolvimento que Vinícius quer andar. Com pouco tempo de gestor, quer se solidificar na posição. E espera mais, junto com a Followize. “O ano de 2022 será o ano da Followize. Será um ano de muita evolução. Planejo continuar crescendo como gestor na empresa. E com a empresa crescendo, haverá ainda mais possibilidade de melhorar os times e as ferramentas”, finaliza.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]