Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Indústria

Foxconn quer acelerar compra da Sharp

CEO da empresa japonesa diz que vai se concentrar nas negociações com a empresa taiwanesa

 | Toshifumi Kitamura/AFP
(Foto: Toshifumi Kitamura/AFP)

A empresa taiwanesa Foxconn, maior montadora dos iPhones da Apple, está fazendo esforço para que o processo de compra da japonesa Sharp, de produtos eletrônicos, seja fechada nos próximos dias, informaram fontes próximas ao assunto ao Wall Street Journal nesta quinta-feira (4). A decisão de tentar acelerar o processo veio depois que a Sharp manifestou preferência pela oferta da taiwanesa.

Até esta semana, a japonesa parecia se interessar mais pela ajuda de um fundo estatal, o Innovation Network Corp. of Japan (INCJ), que fomenta a inovação tecnológica do país e busca ajudar empresas japonesas em dificuldade para afastar investidores estrangeiros. Ainda assim, pessoas próximas do assunto afirmam que a proposta de US$ 5 bilhões da Foxconn vale mais do que o dobro oferecido pelo INCJ.

No entanto, o CEO da Sharp, Kozo Takahashi, afirmou nesta quinta-feira que a empresa vai concentrar a atenção em negociações com a Foxxconn, sem se afastar totalmente do INCJ. “As duas ofertas não são iguais”, disse Takahashi, segundo o “WSJ”. “

Fontes disseram que o presidente da Foxconn, Terry Gou, viajou esta quinta-feira para a sede da Sharp, em Osaka, e teria oferecido um depósito de US$ 1,7 bilhão enquanto advogados adiantavam outros detalhes.

A preferência pela Foxconn “mostra que o Japão está aberto ao capital estrangeiro”, afirmou Nicholas Benes, especialista em governança corporativa em Tóquio, apesar de as negociações estrangeiras no Japão não terem aumentado muito mesmo com apoio do primeiro-ministro Shinzo Abe.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.