Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
pesquisa

Frio, juros e promoções reanimam Dia das Mães

Levantamento feito a pedido da Associação Comercial mostra que 60% dos lojistas esperam faturar mais na data que no ano passado

Consumidor em frente a vitrine de um shopping: frio também ajuda nas vendas | Arquivo/ Gazeta do Povo
Consumidor em frente a vitrine de um shopping: frio também ajuda nas vendas (Foto: Arquivo/ Gazeta do Povo)

As previsões para o comércio para o Dia das Mães voltaram a ficar otimistas. Uma pesquisa do Instituto Datacenso, da Associação Comercial do Paraná (ACP), indicou que os lojistas esperam vender 6% mais se comparado a 2011. Fatores como a realização de promoções, o frio dos últimos dias – que favorece a venda de agasalhos – e a recente redução na taxa de juros alteraram as expectativas dos consumidores, que inicialmente eram mais conservadoras.

Os dados da ACP apontam que 60% dos lojistas esperam registrar aumento nas vendas e 36,8% dos consumidores pretendem gastar mais. O preço médio dos presentes deve subir 7% na comparação com o ano passado, totalizando R$ 165,73.

Para o diretor-executivo do Instituto Datacenso, Cláudio Shimoyama, as recentes mudanças conjunturais estimularam o consumidor. Segundo ele, a chegada do frio e a política econômica favorável, sobretudo com a baixa nos juros, colaboraram para incentivar o consumo em um curto intervalo de tempo. "A economia é muito dinâmica, e estes fatores ajudaram a motivar as pessoas para comprar mais", destaca.

A pesquisa revelou que 67,5% dos lojistas vão realizar promoções especiais para a data. Para 53,7% dos comerciantes, o desconto vai ser a opção mais frequente. Os índices são superiores aos de 2011, que ficaram em 43,5% e 35,5%, respectivamente. O vice-presidente da ACP, Antonio Espolador Neto, vê no aumento no número de benefícios um diferencial para consumar a venda. "Os descontos e promoções são a porta de entrada para atrair consumidores, podendo gerar resultados muito positivos", ressalta.

Ainda segundo o levantamento da instituição, as roupas são o presente mais adquirido pelos curitibanos, com 37,1% da preferência. Na sequência vêm os perfumes (16,6%) e os calçados (10,7%). Os eletrônicos também terão vez – de acordo com uma pesquisa do site Mercado Livre com mais de 1,6 mil mães brasileiras, o tablet é o preferido por 40% delas.

Para aproveitar o bom volume de vendas da ocasião, o Grupo Boticário lançou uma série limitada de produtos. A diretora de marketing de produtos do grupo, Isabella Wanderley, ressalta que a data é a segunda com maior movimento, perdendo apenas para o Natal. "Para aproveitar o momento, o desenvolvimento de novos produtos foi iniciado a mais de um ano, e já estamos pensando nas ações para 2013", comenta.

Promoções

Para atrair mais clientes, shoppings realizam promoções e dão brindes aos consumidores que adquirirem um valor mínimo. O sorteio mais comum é de automóveis, mas também existem outras opções (veja tabela). No Shopping Curitiba, serão sorteados prêmios como sessão de spa, consultoria de imagem e vales-compras. No Novo Batel, a cada R$ 300 gastos em compras o cliente pode escolher entre ganhar uma sacola ecológica ou uma massagem rápida.

Em alguns casos também é possível concorrer sem adquirir nada, por meio das ações promocionais que estão sendo realizadas nas redes sociais. Através de uma promoção no Facebook o Shopping Crystal vai contemplar seis pessoas com uma joia. O Shopping Jardim das Américas realiza uma promoção no mesmo site, que vai premiar uma pessoa com um relógio Euro.

Colaborou Igor Castanho, especial para a Gazeta do Povo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.