A Estapar, maior rede de estacionamentos do país, anunciou ontem uma parceria com a empresa de investimentos Banking and Trading Group (BTG). Com o acordo, metade da companhia paranaense passa para fundos de private equity controlados pela BTG. O valor da transação não foi revelado.
O negócio é um passo na busca por profissionalização da Estapar. De acordo com o diretor-presidente da companhia, Hélio Cerqueira, a parceria com a BTG serve como uma "união de propósitos", por meio da qual a Estapar poderá ter uma "estrutura financeira sofisticada", enquanto o fundo abre espaço no setor imobiliário. "Temos talento nas áreas operacional e técnica, mas sentimos que o mercado mudou", diz o executivo.
Acordos com fundos de private equity costumam ser percebidos pelo mercado financeiro como uma etapa que antecede o lançamento de ações na bolsa de valores. Em agosto do ano passado, uma reportagem da Gazeta do Povo adiantou que a Estapar planejava abrir seu capital em 2010. Cerqueira diz que, por enquanto, a venda para a BTG serve apenas para trazer recursos que serão investidos na ampliação da liderança de mercado da Estapar.



