• Carregando...

A fusão da americana Lucent com a francesa Alcatel resultará na demissão de 8,8 mil pessoas, o equivalente a 10% do contingente de trabalhadores das duas companhias. As demissões, segundo a Lucent, serão feitas de maneira "justa e equilibrada" nas regiões e setores em que as empresas atuam.

A Alcatel será a acionista majoritária da companhia resultante da fusão. A empresa terá participação acionária de 60%, enquanto a Lucent ficará com os 40% restantes. A Alcatel informou que desembolsará US$ 13,4 bilhões na operação.

O objetivo da compra, segundo a empresa francesa, é ampliar sua participação de mercado e sua carteira de produtos. Juntas, as duas companhias terão mais poder para negociar preços com as empresas de telefonia e uma base de pesquisa e desenvolvimento mais sólida. A nova companhia terá receita total de US$ 25 bilhões.

- Quando olhamos para isso vemos que sem dúvida é uma questão de pesquisa e desenvolvimento. A competição está aumentando e tamanho e escala realmente importam - disse a diretora-executiva da Lucent, Patricia Russo. Mesmo sem falar francês, ela será a diretora-executiva da nova companhia, que terá sede em Paris.

A transação ocorre cinco anos depois de que as companhias discutiram pela primeira vez a sua fusão. Na época, as conversas foram interrompidas porque a Lucent se negava a ser adquirida pela Alcatel. A empresa defendia uma fusão em participações igualitárias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]