Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Energia

Futebol e crise entre Brasil e Paraguai marcam quebra de recorde em Itaipu

A 13 dias de fechar o balanço de geração de 2012, Itaipu ultrapassou a marca de 94,68 milhões de megawatts-hora (MWh) - volume atingido em 2008

Apesar da crise entre Brasil e Paraguai, o presidente do país vizinho, Federico Franco, mostrou entusiasmo ao lado do diretor brasileiro da hidrelétrica de Itaipu, Jorge Samek | Christian Rizzi / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Apesar da crise entre Brasil e Paraguai, o presidente do país vizinho, Federico Franco, mostrou entusiasmo ao lado do diretor brasileiro da hidrelétrica de Itaipu, Jorge Samek (Foto: Christian Rizzi / Agência de Notícias Gazeta do Povo)

A Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu, atingiu uma marca recorde de geração de energia nesta terça-feira (18). A 13 dias de fechar o balanço de geração de 2012, Itaipu ultrapassou a marca de 94,68 milhões de megawatts-hora (MWh) - volume atingido em 2008 e que era o máximo que a usina conseguiu produzir em um ano. O recorde foi batido às 15h10. Na solenidade para marcar o momento, o presidente do Paraguai, Federico Franco fez criticas veladas a posição brasileira sobre a cassação do mandato de Fernando Lugo no país vizinho, que alçou Franco ao poder em julho deste ano.

"Este recorde demonstra a verdadeira amizade entre o Brasil e o Paraguai. Este rio (Paraná) que os une e esta represa que segue quebrando recordes devem ser o acordo entre Paraguai e Brasil, independentemente da situação política de hoje em dia", ressaltou o presidente paraguaio. O discurso foi em protesto à decisão dos membros do Mercosul e da Unasul em suspender o país dos dois blocos logo após o impeachment do então presidente Fernando Lugo.

Já o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, optou por não entrar em polêmicas e refugiou-se em comparações com o futebol para tratar da quebra de recorde de produção na hidrelétrica. No estilo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Samek arrancou aplausos dos funcionários e convidados ao lembrar o recente título mundial conquistado pelo Corinthians. "No domingo, o Corinthians se sagrou campeão do mundo de futebol, mas em produção de energia, Brasil e Paraguai é que são os campeões. Esse título é nosso!".

Em clima de campanha, Franco comemorou também a construção da nova linha de transmissão de 500 Kv que possibilitará o uso de mais energia produzida pela binacional. "Se Deus quiser, até abril – quando ocorrem as eleições presidenciais –, os paraguaios já estarão usufruindo os benefícios da nova linha de 500 Kv que está sendo construída por Itaipu. O Paraguai não se conforma mais em ceder sua energia e se prepara para deixar de ser um país agropecuário exportador para ser industrializado como o Brasil."

Dados

O total de energia produzido desde o início do ano até esta terça-feira (18) em Foz do Iguaçu seria suficiente para abastecer o consumo do mundo inteiro por dois dias. Se fosse possível que a energia pudesse ser usada na América Latina, durante 80 dias a região ficaria abastecida.

O bom resultado na geração foi registrado mesmo com a estiagem registrada na Bacia do Rio Paraná. A média de água que passou pela usina foi de 11,25 milhões de litros por segundo. O resultado concede a marca de quinto melhor volume de água dos últimos 13 anos na represa, segundo informações divulgadas pela Itaipu.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.