Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Experimento

Futuro terá luvas no lugar do mouse e do teclado

Parte de uma apresentação de Wang e Popovic: código aberto | MIT
Parte de uma apresentação de Wang e Popovic: código aberto (Foto: MIT)

Um dólar, uma webcam e um software. É só isso que você precisa para comandar o computador com o movimento das mãos, aposentando mouse e teclado. Isso é possível porque o estudante do MIT Robert Wang e seu professor Jovan Popovic inventaram o que o blog "Engadget" chamou de "a mais fantástica técnica de reconhecimento de gestos até agora".

"Girando os dedos, você pode interagir com modelos 3D e, ao abrir as mãos, aproximar um mapa no Google Earth", explica Wang. "Além disso, os videogames poderão ser jogados de maneira bem mais intuitiva."

A desvantagem? Você precisa usar duas estranhas luvas multicoloridas de lycra. O ponto a favor é que elas são baratíssimas (US$ 1). São justamente as suas vinte estampas irregulares, em dez cores, que ajudam a máquina a identificar a posição exata das mãos e transferi-la, em tempo real, para a tela. Wang esclarece: "O algoritmo usa desenhos desiguais para localizar ca­­da parte do corpo. Depois, compara a imagem a um acervo pré-gravado de posições". O processo demora tão pouco que, na hora, o movimento brota na tela.Para Yang, as aplicações possíveis são muitas. Se o teclado é melhor para a escrita e o touchscreen deixa a computação mais minuciosa, controlada na ponta dos dedos, o gestual ofereceria uma "interação mais complexa entre homem e máquina" que poderia mudar a maneira como usamos a internet.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.