Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
tecnologia

Galinha Pintadinha estimula vendas de aplicativos infantis

Uma desenvolvedora brasileira encontrou nos apps infantis uma forma de se destacar. Nos dois últimos anos, a 1 Digital teve três milhões de downloads só nesse segmento e mais dois milhões em outros

O mercado dos aplicativos para smartphones e tablets tem centenas de milhares de concorrentes e poucas empresas lucrando segundo consultorias. Uma desenvolvedora brasileira encontrou nos apps infantis uma forma de se destacar. Nos dois últimos anos, a 1 Digital teve três milhões de downloads só nesse segmento e mais dois milhões em outros.

A empresa de São Paulo existe há 15 anos e começou inicialmente como uma agência e produtora de internet. O publicitário Roberto Icizuca, 43, sócio-diretor de criação da empresa, conta que em 2009 decidiu mudar seu modelo de negócio apostando na popularização dos smartphones com o sucesso do iPhone.

A transição foi feita com um investimento próprio de cerca de R$ 100 mil e aproveitando a estrutura já disponível. Icizuca comenta que a barreira de entrada para o segmento de aplicativos é pequena, mas é difícil se manter. "É um negócio em que a inteligência e o marketing contam muito. A concorrência é gigante, só produtos visualmente interessantes e com um público-alvo bem definido sobrevivem", afirma.

Apenas a Apple iniciou 2013 com mais de 775 mil aplicativos na loja App Store. A consultoria de análises norte-americana Canalys mostra a concentração do setor: nos EUA 25 desenvolvedores tiveram em novembro 50% das receitas da App Store e do Google Play (loja do Google). Para cadastrar um aplicativo na App Store ou Google Play paga-se uma taxa anual de US$ 99 (R$ 206) e 30% da receita das vendas em ambos os sistemas.

Para tentar minimizar essa concorrência a empresa apostou num segmento até então pouco explorado e numa marca forte. A 1 Digital começou em 2009 a desenvolver apps infantis com foco no entretenimento e na educação. "Parece clichê, mas o motivo da escolha é que as crianças tendem a se adaptar melhor ao mundo digital. A TV de muitas crianças hoje já é o tablet", comenta.

A marca escolhida para um dos produtos criados foi uma das animações que virou fenômeno na internet, a Galinha Pintadinha. Em 2011, a 1 Digital apresentou o projeto do app para a empresa Bromélia Filminhos (responsável pelos desenhos), que se interessou e aí começou o desenvolvimento.

Desde então, quatro apps foram feitos com o tema da Galinha Pintadinha e três de outros temas infantis, como dos personagens Pequerruchos. "Nossos parceiros criam os conteúdos pedagógicos e lúdicos e nossa equipe faz a programação, o visual e o marketing", detalha.

Icizuca afirma que sua empresa alcançou um crescimento de 125% na receita em aplicativos entre 2011 e 2012 e destaca que o grande motivo foram os aplicativos infantis. Ele não revela os valores, mas diz que a app da Galinha Pintadinha segue como o mais baixado.

A empresa cria apps no formato freemium, isto é, o download é gratuito, mas dentro dos programas existem funcionalidades e conteúdos que são pagos, com preços entre R$ 0,99 a R$ 4,99.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.