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Os games de ocasião, jogos online também chamados de "casuais", não só estão mais populares entre os usuários de internet como são capazes de unir pessoas de diferentes gerações de uma mesma família. Foi o que constataram uma editora de games e a segunda maior varejista de jogos dos EUA sobre esta mania, que também pode gerar novos amantes de consoles e bilhões para o mercado de videogames.

Em reportagem publicada nesta terça-feira pelo jornal americano "New York Times", Daniel DeMatteo, vice-presidente da varejista GameStop, estima que os novos jogadores de games de ocasião serão os compradores de videogames das festas de fim de ano, representando um acréscimo de US$ 13 bilhões no faturamento da indústria de videogames em 2007. Nos EUA, a GameStop é a segunda maior vendedora de games, atrás apenas da Wal-Mart.

A editora de jogos casuais PopCap Games, conhecida pela criação do popular "Bejeweled", estima que mais de 200 milhões de usuários de internet em todo o mundo acessam mensalmente games de ocasião de jogador único (singleplayer). Em um levantamento, realizado com mais de 2.200 usuários de internet nos Estados Unidos, a PopCap Games constatou que um terço dos participantes têm filhos ou netos menores de 18 anos que se divertem com games online, sendo que mais de 80% dos entrevistados jogam na companhia dos parentes - em geral mais novos.

O levantamento revelou ainda que estes games são mais populares entre pessoas de 40 a 59 anos (58%), e entre mulheres (79%), resultado que questiona a crença de que jogos atraem apenas o público jovem. Os games de ocasião mais procurados da internet são os tradicionais jogos de tabuleiro e de cartas (29%), como Xadrez, damas e "Mahjong"; de estratégia (17%), como o Sudoku, e de ação (16%), como o "Diner Dush".

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