Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Internet

Gangues investem em 'seqüestro' de e-mail de usuário

Crackers tentam extorquir internautas pedindo 'resgate' por dados apagados, alerta empresa

Os criminosos cibernéticos estão aperfeiçoando os tipos de ataques virtuais e de ações para roubar dados dos usuários de internet, alertou a consultoria de segurança Websense nesta sexta-feira. A companhia divulgou um alerta sobre os recentes seqüestros de e-mails registrados em serviços gratuitos de mensagens.

Segundo a consultoria, quando os usuários entram em suas contas de webmail, encontram todos os seus contatos e e-mails das caixas de itens enviados e recebidos apagados. No lugar das mensagens e da agenda de contatos pessoais, os internautas se deparam com apenas uma mensagem, deixada pelo cracker - hacker especializado em roubo eletrônico de informações financeiras e pessoais - juntamente com pedido de resgate em troca da devolução dos dados.

A mensagem deixada pelos crackers, em espanhol, era "se você quer saber onde seus contatos e seus e-mails estão, pague o resgate ou, se preferir perder tudo, então não escreva logo!", descreveu a Websense.

A constatação da Websense foi realizada junto a usuários do Hotmail, mas é possível que usuários de outros serviços de webmail sejam afetados pela mesma fraude.

De acordo com a empresa, que não revelou o número de vítimas da tentativa de extorsão, os internautas avaliados haviam consultado a base de dados de seus e-mails do Hotmail a partir de um cybercafé.

A Hotmail não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. Mais detalhes sobre a tentativa de extorsão e dicas de como evitar a ação podem ser conferidos no site da Websense.

Esta semana a empresa de segurança McAfee também alertou para os riscos que usuários correm ao realizar buscas por termos aparentemente inofensivos na internet . Às vésperas da chegada de 2007, analistas também alertam para os principais alvos de gangues cibernéticas no próximo ano : telefones celulares, programas de mensagens instantâneas e redes virtuais como o MySpace.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.