Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Competitividade

Gato chinês

Se o assunto é preço, os produtos chineses são quase imbatíveis – e a competitividade dos asiáticos é tão grande que consegue até afastar empresas de uma mesma região. Quando decidiu vender um milhão de gatos de pelúcia em supermercados brasileiros – por R$ 9,90 mais cinco embalagens de seus produtos, a Alimentos Zaeli, de Umuarama, optou por encomendá-los de uma fábrica da China. O curioso é que, em Paranavaí, a 150 quilômetros da sede da Zaeli, está instalada a B&B Artesanato, que produz 60% de todos os mascotes promocionais fabricados no Brasil.É o custo

O que explica a opção da Zaeli por importar os "Zaelinhos" da China é o custo do produto: segundo o próprio diretor da B&B, João Barbosa Teixeira, quando a encomenda é superior a 200 mil peças, fica muito difícil concorrer com os chineses, que têm mão-de-obra barata e custo de produção mais baixo. Mais conhecido como "João das Bonecas", o empresário já sofreu muito com a concorrência chinesa. Hoje, sua empresa cresce com uma combinação de atendimento sob medida e terceirização. A negociação mais recente de Teixeira é com a rede 10 Pastéis, que pretende transformar em mascote seu boneco-símbolo, o "Pastelito".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.