A maior produtora de aços longos das Américas, Gerdau, divulgou nesta quinta-feira resultado abaixo do esperado pela média do mercado para o quarto trimestre e cortou seu plano de investimentos em 17% citando o cenário econômico mundial incerto. A companhia registrou um tombo de 70% no lucro líquido dos três últimos meses de 2012 sobre o mesmo período de 2011, para R$ 143 milhões. Estimativas de cinco analistas obtidas pela Reuters apontavam, em média, para resultado positivo de R$ 242,6 milhões.
A Gerdau informou ainda no balanço que reduziu seu plano de investimentos dos 10,3 bilhões de reais de 2012 a 2016 para 8,5 bilhões entre 2013 e 2017, adotando uma postura mais "seletiva" em seus projetos diante "das incertezas sobre o mercado econômico mundial.
Em 2012, a companhia investiu 3,1 bilhões de reais, aporte que incluiu a entrada da empresa no segmento de aços planos, com a instalação de equipamento de bobinas a quente em sua usina Açominas que deve iniciar operação até o final de março com capacidade de produção de 800 mil toneladas por ano.
A empresa produziu 12 por cento menos aço bruto no quarto trimestre, num total de 4,19 milhões de toneladas. Enquanto isso, as vendas em volume recuaram 8 por cento, a 4,32 milhões de toneladas.
Segundo a empresa, a queda nas vendas foi pressionada por recuo de 26 por cento nas exportações de suas operações no Brasil por causa de preços baixos no mercado internacional. Enquanto isso, a divisão da América do Norte sofreu queda de 15 por cento nas vendas, enquanto a área de aços especiais teve retração de 13 por cento, em meio à fraqueza no mercado de caminhões brasileiro no ano passado e da crise que atinge a Espanha.
Apesar disso, o faturamento líquido da companhia recuou apenas 1 por cento no quarto trimestre na comparação anual, para 8,988 bilhões de reais, apoiada por maior receita líquida por tonelada vendida no Brasil e na América Latina.
A Gerdau encerrou o quarto trimestre com geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de 891 milhões de reais, queda de 13 por cento na comparação anual e abaixo dos 928,8 milhões de reais esperados em média pelos analistas. A margem no período passou de 11 para 10 por cento.



