Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
negócios

Gigante de alimentos investe no PR

O mercado paranaense é a nova aposta da multinacional norte-americana Tyson, uma das maiores fabricantes de alimentos do mundo. Os frangos congelados da marca Macedo chegam este mês, pela primeira vez, aos supermercados de Londrina, Maringá, Umuarama, Cam­­po Mourão, Cascavel e Foz do Iguaçu. A multinacional também quer triplicar as vendas na região de Curitiba até o fim do ano – a meta é chegar a cerca de 320 mil quilos de frango por mês.

O processo de expansão inclui a contratação de quatro vendedores próprios para a região Norte do Paraná e investimentos na unidade de produção de Campo Mourão, no interior do estado. Sem revelar valores ou detalhes da ampliação, o diretor comercial da Tyson do Brasil, Raphael Martins, diz que a multinacional está fazendo "investimentos maciços" na unidade, que devem resultar em aumento da capacidade de produção na cidade. "A ideia é crescer não só em volume, mas também na variedade de produtos", diz. Hoje, a unidade de Campo Mourão faz o abate e a embalagem de frangos congelados. No futuro, também deve centralizar a produção e distribuição para a região de cortes resfriados, temperados e de peças congeladas individualmente.

Meta

A unidade de Campo Mourão tem hoje cerca de mil funcionários. Martins não descarta a contratação de novos trabalhadores até o fim do ano, conforme o projeto de expansão for se consolidando. A meta é vender cerca de 300 mil quilos de frango por mês no Noroeste do estado. "As metas são bastante conservadoras. Acreditamos que o estado tem potencial para um volume de vendas ainda maior que isso", diz o diretor.

Segundo Martins, o projeto da Tyson do Brasil é manter um equilíbrio entre as vendas internas e a exportação, já que o mercado doméstico tem um grande potencial a ser explorado. "Com a melhoria das condições econômicas do país e o aumento do poder aquisitivo da população, apostamos que há um grande potencial. E queremos estar bem posicionados para aproveitar isso."

Histórico

A Tyson chegou ao mercado brasileiro no fim de 2008 e na região de Curitiba há cerca de um ano. "Neste período, já mais do que triplicamos o volume de vendas no Brasil e abrimos diversas regiões." Recentemente a marca chegou ao Rio Grande do Sul. O próximo passo, diz Martins, é se consolidar no Sudeste. Além de Campo Mourão, a Tyson mantém outras duas unidades de produção de carne de frango no país: em São José e Itaiópolis, Santa Catarina.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.