Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Aviação

Gol/Varig ameaça a TAM

Rio de Janeiro - A hegemonia da TAM no transporte de passageiros no país, conquistada em meados de 2003, foi ameaçada pela primeira vez em julho, quando a Gol/Varig quase empatou com a líder, ao responder por 42,88% da demanda por voos nacionais. É uma diferença de 0,27 ponto porcentual em relação à fatia da TAM no período, de 43,15%. Enquanto o fluxo de passageiros transportados pela Gol/Varig cresceu 29% no mês passado, na comparação com igual período de 2008, a expansão da TAM foi quase cinco vezes menor, de 6,16%.

Os dados foram divulgados ontem pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e mostram que, entre o duopólio, foi a Gol/Varig que aproveitou melhor o crescimento de 25,68% na demanda por voos domésticos em julho.

"Havia feito uma projeção no início de 2007 de que a Gol ia ultrapassar a TAM no último trimestre daquele ano. Mas a Gol comprou a Varig e mudou o foco. Com a saída da empresa da Europa, México e as dificuldades na América do Sul, ela voltou a se concentrar no doméstico. Acendeu a luz vermelha na TAM", diz o consultor Paulo Bittencourt Sampaio.

A Azul Linhas Aéreas, que iniciou as operações em dezembro de 2008, respondeu por 4,69% dos voos domésticos, seguida pela WebJet, com 4,52%. A OceanAir ficou atrás, com fatia de 2,53%.

No acumulado de janeiro a julho, a participação da TAM foi de 47,07%, seguida pelos 41,05% da Gol/Varig. A WebJet apareceu em terceiro, com 4,09%, e a Azul ficou na quarta posição, com 3,14%. A OceanAir teve fatia de 2,70%.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.