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Google for Startups
| Foto: Patrícia Basílio/Gazeta do Povo

O ambiente é de encher os olhos. São quase 3 mil metros quadrados de escritórios, salas de reuniões, auditório e espaço de convivência com futons e assentos coloridos. Lá, no campus da Google for Startups no Brasil, em São Paulo, 90 startups passaram pelos programas oferecidos pela aceleradora. Elas captaram mais de US$ 247 milhões em investimentos.

A avaliação dos programas é positiva e está levando a gigante da tecnologia a ampliar a capilaridade do programa para além de São Paulo. Vinte das 90 startups aceleradas são de fora desse Estado.

Os focos, segundo André Barrence, diretor do Google for Startups Brasil, são regiões que estão experimentando forte expansão na área tecnológica, como Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE). “Nosso objetivo é levar o trabalho do campus para além da sede em São Paulo”

Para ampliar a abrangência, a companhia norte-americana esteve em 19 comunidades de empreendedorismo no Brasil este ano, atingindo 776 startups. Até o final do ano, a expectativa é que 900 empresas sejam conectadas, em parceria com a ABStartups.

No Google for Startups, as empresas não pagam para permanecer fisicamente no Campus, no entanto, também não recebem investimento da gigante de tecnologia após o processo de aceleração. A proposta é que elas obtenham o conhecimento necessário para crescer e ganhar mercado de forma independente.

“Há programas para startups em estágio inicial, em fase de crescimento e em etapa de escala. A cada turma formada, dezenas de empresas participam dos treinamentos”, diz Barrence

Startups em alta no Brasil

“Os resultados que atingimos nesses três anos mostram que o nível de maturidade do ecossistema de inovação do Brasil está até cinco anos na frente de outros países da América Latina, como a Argentina.”

Segundo a Lavca (Associação Latino-Americana de Venture Capital, na sigla em inglês), as startups latino-americanas captaram US$ 2 bilhões em investimentos de venture capital em 2018, sendo que 65% delas são brasileiras.

Não é à toa, a quantidade de jovens empresas de base tecnológica no Brasil triplicou em três anos. Hoje, existem por volta de 12,8 mil startups cadastradas na ABStartups. Em 2016, eram cerca de 4 mil.

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