Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
automóveis

Governo abre processo contra Volkswagen por infrações ao consumidor

Ministério da Justiça não informa, porém, quais teriam sido as irregularidades praticadas pela montadora

Linha de produção da  Volkswagen: montadora tem 10 dias para se explicar | Volkswagen do Brasil/Divulgação
Linha de produção da Volkswagen: montadora tem 10 dias para se explicar (Foto: Volkswagen do Brasil/Divulgação)

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, instaurou processo administrativo contra a Volkswagen do Brasil para apurar indícios de infrações a direitos básicos do consumidor, conforme despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU). O documento não especifica as violações que a Volkswagen do Brasil teria cometido, mas cita os artigos do Código de Defesa do Consumidor nos quais a investigação será amparada.

Alguns deles tratam do direito do usuário à informação adequada e clara sobre os produtos e serviços da empresa e à proteção contra a publicidade enganosa e abusiva. Outros dispõem sobre a proibição de a empresa colocar, no mercado de consumo, qualquer produto ou serviço em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais e entidades competentes. O despacho do DPDC notifica a Volkswagen do Brasil da abertura do processo e concede prazo de 10 dias para a empresa apresentar sua defesa.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.