• Carregando...

A Venezuela elevou os preços controlados de alguns alimentos básicos, como leite e ovos, na tentativa de evitar que empresários e produtores estoquem esses itens, prática que vem provocando escassez de alimentos no país, segundo o governo. Mas, mesmo com os reajustes, os preços controlados continuam abaixo do que vem sendo cobrado pelos supermercados que desafiam o tabelamento. Por isso, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, ameaçou nacionalizar açougues e supermercados que vendem acima dos preços tabelados.

O presidente acusa varejistas de tirarem a carne e outros itens das prateleiras com o objetivo de elevar artificialmente os preços. " Se eles continuarem violando os interesses do povo, eu vou tomar os açougues e os supermercados " , disse.

Segundo diário venezuelano " El Universal " , o preço revisado da " carne de primeira " (que passa a ser o equivalente a R$ 11,39) é 45% menor ao valor cobrado pelos supermercados.

Os preços reajustados pelo governo ontem entram em vigor após serem publicados no diário oficial. A ministra de Indústria Leve e Comércio, María Cristina Iglesias, afirmou que o reajuste médio da carne bovina foi de 38%, segundo a imprensa venezuelana. Os preços do frango e ovos tiveram em média uma elevação de 45,3%. Já o leite em pó, subiram somente 5,6%.

A ministra declarou que os novos preços deverão " ser respeitados sem desculpas de nenhum tipo por parte dos comerciantes " .

A Venezuela importa seis de cada dez produtos consumidos no seu mercado interno.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]