• Carregando...

O governo estuda fazer um novo empréstimo ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para que o banco estatal possa pagar a sua participação no processo de aumento de capital da Petrobras. Essa possibilidade vem sendo discutida nos bastidores do governo nas últimas semanas, segundo informaram diferentes fontes do governo à Agência Estado.

A liquidação da operação é no próximo dia 29, e até lá o governo avalia o risco político de uma nova operação ao BNDES, mesmo depois das declarações da equipe econômica garantindo que a instituição não receberia mais aportes do Tesouro. Segundo essas fontes, esse novo empréstimo ao BNDES representa, neste momento, uma "carta na mão", colocada na complexa engenharia financeira montada para viabilizar a capitalização da Petrobrás.

A venda de novas ações da estatal permitiu ao governo aumentar sua participação no capital da petrolífera e, ao mesmo tempo, reforçar o seu caixa para o cumprimento da meta de superávit primário das contas do setor público deste ano.

Uma minuta de uma medida provisória (MP) autorizando o novo empréstimo está pronta e poderá ser editada, a qualquer momento, se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aprovar a operação. Esse empréstimo, se concedido, significará na prática novo aporte do Tesouro Nacional. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]