• Carregando...
Levy: não é impossível os aposentados terem uma boa notícia. | Ueslei Marcelino/Reuters
Levy: não é impossível os aposentados terem uma boa notícia.| Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

O governo federal ainda estuda uma forma de antecipar o pagamento de metade do décimo terceiro salário dos aposentados. O benefício deveria ter entrado na folha de pagamento deste mês, mas o Ministério da Fazenda decidiu postergar o pagamento, que não é obrigatório, para evitar um rombo maior nas contas públicas.

Na noite de terça-feira (18), o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse em uma entrevista na TV Record que o governo está examinando o assunto com muito cuidado juntamente com o ministro da Previdência Social, e que a intenção é pagar o benefício o mais rápido possível. Ele afirmou que no momento era muito difícil para o governo efetuar o depósito. “Mas estamos estudando e não é impossível que a gente tenha alguma boa notícia”, afirmou.

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, uma reunião foi marcada para esta quarta-feira (19) em Brasília para discutir alternativas para se fazer o pagamento. O gasto estimado pelo governo é de pouco mais de R$ 15 bilhões para a primeira parcela da aposentadoria, que pode ser depositada em uma folha complementar, entrar na folha de setembro ou ser parcelada nos próximos meses.

O Planalto teria voltado atrás na decisão de cortar o adiantamento após a forte reação de sindicatos e de cidadãos nas redes sociais. Na terça-feira, o Sindicato Nacional dos Aposentados Pensionistas e Idosos da Força Sindical protocolou no Supremo Tribunal Federal uma ação pedindo que a antecipação do décimo terceiro seja reconhecida como um direito dos aposentados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]