Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
gestão

Governo faz nova manobra contábil

O governo montou mais uma operação financeira para receber dinheiro de bancos públicos em troca de emissão de papéis da dívida. A Caixa Econômica Federal recebeu um aporte de R$ 8 bilhões do Tesouro Nacional, que ajudará o banco a repassar ao governo dinheiro na forma de dividendos.

Essa injeção de recursos do Tesouro, por meio de títulos vendidos no mercado, foi autorizada a título de cobertura do subsídio e dos riscos de inadimplência do banco com o novo programa Minha Casa Melhor, de crédito para a compra de eletrodomésticos, móveis e computadores. Sem esse aporte do Tesouro, a Caixa não teria como pagar dividendos ao governo, pois descumpriria regra de Basileia.

Analistas do mercado tratam esse tipo de operação para aumentar o pagamento de dividendos como manobras, chamadas de contabilidade criativa. O Tribunal de Contas da União (TCU), ao julgar as contas do ano passado, disse que manobras fiscais criam risco de "argentinização" do país.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.