• Carregando...

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, afirmou nesta quarta-feira (16) que o governo pretende realizar dois leilões de novos projetos de hidrelétricas até o fim deste ano. O primeiro deles já tem data marcada, o dia 30 de julho.

Segundo Tolmasquim, nesse leilão serão oferecidas aos investidores concessões para construir e operar quatro novos projetos de usinas, que somadas terão capacidade para gerar 928 megawatts (MW). São elas: Colíder, em Mato Grosso (300 MW); Ferreira Gomes (153 MW) e Santo Antônio do Jari (300 MW), ambas no Amapá; e Garibaldi (175 MW), em Santa Catarina.

Além disso, Tolmasquim afirmou que, em novembro ou dezembro, "mais provavelmente em dezembro", o governo deverá fazer outro leilão com quatro novos projetos na Bacia do Rio Teles Pires, em Mato Grosso, e cinco na Bacia do Parnaíba, entre o Piauí e o Maranhão. Somadas, essas novas usinas terão capacidade para gerar 4 mil MW.

Tolmasquim afirmou que as quatro usinas a serem leiloadas em julho já possuem licença ambiental prévia, o que permite sua oferta aos investidores. Ele disse que, se todas essas previsões se confirmarem, 2010 será o ano em que haverá até agora a maior oferta tanto de novas usinas a serem concedidas quanto de potência a ser gerada, principalmente, por causa do projeto de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), leiloado em abril, que sozinho representa a capacidade de geração de 11,2 mil megawatts.

Tolmasquim participou de audiência pública na subcomissão do Senado criada para acompanhar o projeto do leilão de Belo Monte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]