Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sede em Pequim

Governo reconhece interesse na criação do Banco da China Brasil

O governo brasileiro reconheceu o interesse pela criação do Banco da China Brasil. A informação está em decreto publicado nesta segunda-feira (10) no Diário Oficial da União. O banco, que terá sede em Pequim, capital chinesa, será múltiplo, com carteiras comercial e de investimento, e poderá operar em câmbio.

É do interesse do governo brasileiro a participação estrangeira, até 100 por cento, no capital social de instituição financeira a ser controlada pelo Bank of China Limited, empresa com sede em Pequim, República Popular da China, diz o decreto.

Segundo a publicação, o Banco Central do Brasil adotará as providências para a criação da instituição no Brasil. De acordo com informações da área técnica do Banco Central, os estudos para a constituição do Banco da China Brasil ainda estão em andamento.

A autorização para a criação do Banco da China foi aprovada na reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) no dia 9 de setembro de 2008. O CMN definiu, nessa data, que a decisão ainda precisava ser analisada pelo presidente da República, reconhecendo o interesse do governo nacional na criação da instituição.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.