• Carregando...
O IPVA cobrado neste ano no Paraná poderá ser parcelado em apenas três vezes, e não mais em cinco, como ocorria até 2014. | Daniel Castellano/Agência de Notícias Gazeta do Povo
O IPVA cobrado neste ano no Paraná poderá ser parcelado em apenas três vezes, e não mais em cinco, como ocorria até 2014.| Foto: Daniel Castellano/Agência de Notícias Gazeta do Povo

Calcule seu IPVA

O governo estadual divulgou, no fim do ano passado, a tabela com o valor venal dos veículos, usada como referência para o pagamento do IPVA.

Para saber qual será a taxa, basta multiplicar o valor do veículo por 3,5%, que é a nova alíquota.

Para calcular o desconto obtido com o pagamento à vista, deve-se multiplicar o valor do veículo por 3%.

Confira o valor venal do seu veículo.

O IPVA cobrado neste ano no Paraná poderá ser parcelado em apenas três vezes, e não mais em cinco, como ocorria até o ano passado. A mudança na forma de cobrança foi anunciada pela Secretaria Estadual da Fazenda na última semana de 2014, junto com o calendário de pagamento.

Veja o calendário de pagamento do IPVA

O prazo para pagamento à vista ou para quitação da parcela inicial vence em abril, e não mais em fevereiro (à vista) e março (parcelado), como em anos anteriores. No caso do pagamento fracionado, as demais parcelas devem, neste ano, ser pagas em maio e junho, sem acréscimos. Os boletos serão enviados aos contribuintes em março, pelos Correios. A mudança no calendário foi necessária para que o reajuste na alíquota, que passou de 2,5% para 3,5%, passasse a valer já neste ano. Como a alteração foi feita por meio de um projeto de Lei, o chamado "tarifaço", o governo estadual teve de respeitar uma carência de 90 dias para que ela entrasse em vigor. Assim, o prazo para início dos pagamentos foi estendido para abril.

Neste ano, o desconto para pagamento à vista ficou menor, caindo de 5% para 3%. O calendário prevê que, para ter direito ao desconto, os proprietários de veículos devem quitar o imposto entre 6 e 17 de abril, de acordo com o fim da placa.

A Secretaria Estadual da Fazenda informa que o Paraná tem aproximadamente 4,3 milhões de carros tributados, entre os cerca de 6,4 milhões em circulação. O órgão espera que a arrecadação com o pagamento do IPVA neste ano atinja R$ 2,8 bilhões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]