Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Estatal

Graça Foster assume Petrobras com expectativa de gestão técnica

Empresa não tinha um presidente considerado técnico desde o governo de Itamar Franco

Maria das Graças Foster substituiu no cargo José Sergio Gabrielli, que deixou a estatal para seguir carreira política na Bahia | Roberto Stuckert Filho/Presidência da Republica
Maria das Graças Foster substituiu no cargo José Sergio Gabrielli, que deixou a estatal para seguir carreira política na Bahia (Foto: Roberto Stuckert Filho/Presidência da Republica)

Maria das Graças Foster tomou posse nesta segunda-feira (13) como presidente da Petrobras, com a expectativa de que faça uma gestão técnica da estatal. Ela substituiu José Sergio Gabrielli no cargo, que deixou a estatal para seguir carreira política na Bahia.

Participaram da cerimônia de posse a presidente Dilma Rousseff; o presidente da Câmara dos Deputados (PT), Marco Maia; o ministro da Fazenda, Guido Mantega; o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Também estiveram no evento empresários e políticos, entre eles o presidente da Vale, Murillo Ferreira; o diretor da Coppe e ex-presidente da Eletrobras, Luiz Pinguelli Rosa; e a senadora Marta Suplicy.

Nova presidente diz que Petrobras quer crescer em etanol

Graça sinaliza que não mudará equipe de diretores da Petrobras

Como funcionário de carreira licencidado da Petrobras, o presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), Wagner Victer, disse que a posse dela valoriza o corpo técnico da companhia. Victer observou que a Petrobras não tinha um presidente considerado técnico desde o governo Itamar Franco. "O último foi Alfeu Valença, no governo Collor", lembrou ele.

Vizinho de Foster na Ilha do Governador, bairro da zona norte do Rio onde ambos moram, Victer disse que a nova presidenta da Petrobras, apesar de passar uma imagem de mulher de personalidade forte, "é doce". O único defeito é que ela "não é tricolor, é botafoguense".

O diretor-geral do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ), Luiz Pinguelli Rosa, ex-presidente da Eletrobras, não crê em mudanças substanciais na gestão de Graça Foster. "É o mesmo governo".

Mas ele acredita que Foster será mais "exigente" na hora de cobrar resultados. Rosa só externou preocupação com a área de produção e exploração, cujo diretor, Guilherme Estrella, está se aposentando. "Ele teve um papel importante no uso da indústria nacional".

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Mauricio Tolmasquin, comemorou a posse da nova presidenta da Petrobras. "Trabalhei com Graça [Foster]. E uma excelente gestora, de uma capacidade técnica enorme. Cada coisa que ela trata, ela estuda a fundo".

O representante dos armadores brasileiros também elogiou a mudança no comando da maior estatal do país. "Acredito muito na Graça Foster. Foi com ela que reiniciamos, junto com a presidenta Dilma Roussef, a construção naval brasileira", disse o presidente do Sindicato da Indústria Naval (Sinaval), Ariosvaldo Rocha, que também participou da solenidade de posse de Foster. Ele se lembrou da primeira reunião que teve com as duas, em fevereiro de 2003. "Foi com elas [Dilma e Graça] que nós provamos que era técnicamente viável construir navios no Brasil".

Nova presidente diz que Petrobras quer crescer em etanol

A Petrobras vai trabalhar para elevar sua participação no mercado de etanol. Na avaliação da presidente da estatal, Maria das Graças Foster, é importante ter uma produção consistente do combustível para atender a crescente demanda do mercado doméstico sem ter que recorrer demasiadamente à importação de gasolina, como tem ocorrido por conta da limitada capacidade de refino da empresa. "Vamos aumentar nossa participação em etanol por razões econômicas. Quando você não tem o etanol vai buscar gasolina fora para não perder mercado", justificou.

Graça ressaltou que empresa deve levar alguns anos para ser a primeira no mercado nacional de etanol. A executiva não descartou futuras aquisições de ativos ou participações em usinas pela Petrobras, mas não quis entrar em detalhes. "Se a gente fala, amanhã (os preços de) todas as transações que estão na mesa batem no teto", brincou.

Graça sinaliza que não mudará equipe de diretores da Petrobras

A nova presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, sugeriu nesta segunda-feira (13) que não pretende fazer mudanças em sua diretoria-executiva. "Essa equipe de diretores e presidentes de distribuidoras é a minha equipe", respondeu a uma jornalista sobre possíveis mudanças, sem dar mais detalhes.

Estão programadas apenas duas mudanças: José Alcides Santoro assume Gás e Energia no lugar de Graça, e José Formigli substitui Guilherme Estrella na diretoria de Exploração e Produção. Já se dava como certo que Graça não anunciaria novas mudanças neste momento. O mercado, no entanto, não descarta trocas até o fim do ano.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.