Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Música digital

Gravadoras e SanDisk querem substituir CDs por cartões de memória

Cartão slotMusic | divulgação
Cartão slotMusic (Foto: divulgação)

No conturbado mercado da distribuição de música digital, a nova aposta das gravadoras para substituir o combalido CD é o slotMusic. O novo produto trata-se de um cartão de memória de 1GB, que virá com músicas pré-carregadas. E a iniciativa tem apoio de peso. As quatro grandes gravadoras - Sony BMG, Universal, EMI e Warner - estão por trás do projeto, junto com a SanDisk, que fabrica os cartões.

O alvo das gravadoras seria o download de músicas pela internet, hábito que modificou totalmente a distribuição de conteúdo no mundo digital. Um dos argumentos encontrados no site oficial da slotMusic nesse sentido é o de que "os cartões permitem que os consumidores apreciem a música de seus artistas favoritos sem a necessidade de um PC ou conexão pela internet.

O slotMusic deve começar a ser vendido nos Estados Unidos em outubro, em grandes redes como o Wal-Mart e a Best Buy, segundo o Walla Street Journal. O custo médio esperado para os álbuns é de US$ 15. A primeira leva de lançamentos incluirá 29 álbuns das quatro grandes gravadoras, com destaque para artistas populares como Rihanna, New Kids on the Block, Weezer, Usher, Chris Brown, Akon e Elvis Presley.

Um detalhe importante é que as músicas virão sem a proteção dos Digital Rights Management (DRM), que limita a transferência e cópia de arquivos. Com isso, os cartões poderão ser instalados em celulares, mp3 players e computadores, graças a uma pequeno adaptador USB. No site do produto as vantagens são alardeadas.

"A conclusão é que o slotMusic terá uma base pré-instalada sem paralelos: milhões de celulares, virtualmente qualquer computador com uma entrada USB e um número cada vez maior de equipamentos de carros poderão tocar os cartões".

As mp3 serão de alta qualidade, com 320 kbps, e os cartões poderão trazer ainda as artes dos encartes, notas de produção, vídeos, entre outros conteúdos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.