Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crise

Grécia não pode ficar além de novembro sem ajuda, diz premiê

Antonis Samaras sugeriu que o Banco Central Europeu (BCE) pode ajudar por meio de alivío sobre termos da dívida grega que detém

O primeiro-ministro grego, Antonis Samaras, afirmou a um jornal alemão em entrevista publicada nesta sexta-feira (5) que seu país não pode ficar além de novembro sem a próxima parcela do pacote de ajuda internacional, e sugeriu que o Banco Central Europeu (BCE) pode ajudar por meio de alivío sobre termos da dívida grega que detém. "A resposta é liquidez. É por isso que a próxima parcela de crédito é tão importante para nós", disse Samaras ao Handelsblatt. Questionado sobre por quanto tempo a Grécia poderia ficar sem a próxima parte do pacote, ele disse: "Até o fim de novembro. Então o caixa estará vazio." O Banco Central Europeu poderia ajudar aceitando juros menores para a dívida grega que détem, "ou poderia aprovar uma rolagem quando esses títulos vencerem", disse ele. "Eu também poderia imaginar a recapitalização de bancos gregos como está sendo considerado para a Espanha, o que não seria respondido pelas dívidas estatais, mas realizado diretamente via ESM (fundo de resgate europeu). Esse seria um alívio significativo", disse Samaras.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.