• Carregando...
Ativista apoia Grécia do lado de fora do Parlamento Europeu. | Patrick Seeger/
EFE
Ativista apoia Grécia do lado de fora do Parlamento Europeu.| Foto: Patrick Seeger/ EFE

O governo da Grécia pediu formalmente nesta quarta-feira (8) um terceiro pacote de resgate à União Europeia, com duração de três anos. O pedido terá que ser detalhado até sexta (10), mas a carta se compromete com aumentos de impostos e reforma previdenciária a serem implementados imediatamente. O feriado bancário iniciado no dia 29 foi prorrogado até o fim desta semana.

A ajuda seria concedida por meio do Mecanismo de Estabilidade Europeu, criado em 2012 para assegurar a estabilidade da zona do euro. O pedido inicial não contém uma cifra, mas estima-se que seria de cerca de 50 bilhões de euros.

Em troca, o governo grego pode adotar medidas que relutava em aceitar até o fim de junho: acabar já com as aposentadorias antecipadas. A idade de aposentadoria na Europa é 67 anos, mas os gregos conseguem parar de trabalhar aos 53, em algumas categorias profissionais. A alíquota do IVA (imposto sobre o consumo) poderia subir para até 23%, mas o governo grego insistia em um IVA de 13% nas ilhas, para atrair turistas.

Os ministros do Eurogrupo começaram a analisar o pedido, mas farão uma avaliação mais profunda no sábado, em Bruxelas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]