Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
zona do euro

Grécia reabre bancos após crise

Clientes fazem fila do lado de fora das agências, abertas pela primeira vez em três semanas. Governo grego inicia pagamento de dívidas a credores

Gregos pegam senha para atendimento bancário: saque limitado. | Yannis Kolesidis/EFE
Gregos pegam senha para atendimento bancário: saque limitado. (Foto: Yannis Kolesidis/EFE)

A Grécia reabriu seus bancos e ordenou o pagamento de bilhões de euros devidos a credores internacionais nesta segunda-feira (20), nos primeiros sinais de um retorno à normalidade após o acordo para iniciar negociações sobre o novo pacote de resgate.

Clientes fizeram fila do lado de fora das agências bancárias, abertas pela primeira vez em três semanas, depois que os bancos fecharam as portas para salvar o sistema bancário de um colapso sob a enxurrada de saques.

Aumentos no imposto sobre valor agregado acertados sob os termos do resgate também entraram em vigor, com o IVA sobre alimentos processados e transporte público saltando de 13% para 23%. O mercado acionário continua fechado até nova ordem.

“É positivo os bancos estarem abertos, embora o efeito seja mais psicológico para as pessoas do que qualquer outra coisa”, disse o aposentado Nikos Koulopoulos, 65 anos.

Os limites sobre os saques em dinheiro, contudo, continuam, – em 420 euros por semana no lugar do limite anterior de 60 euros por dia – e os pagamentos e transferências ao exterior ainda não são possíveis.

Uma situação que a chanceler alemã Angela Merkel disse no domingo que “não é uma vida normal” e garantiu negociações rápidas sobre um novo resgate, estimado em um total de até 86 bilhões de euros.

Os gregos podem agora depositar, mas não descontar cheques; pagar contas; ter acesso ao cofres; e a sacar dinheiro sem cartão de caixa eletrônico.

Dívidas

Atenas iniciou procedimentos para pagar 4,2 bilhões de euros ao Banco Central Europeu (BCE). O país também pagará 2,05 bilhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI) em atrasados desde 30 de junho, quando a Grécia se tornou a primeira economia desenvolvida a dar calote no FMI.

Também está pagando um empréstimo de 500 milhões de euros devidos ao banco central grego.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.