• Carregando...

Pouco mais de 150 mil beneficiários do INSS podem ter atrasado o pagamento de novembro por causa da greve dos bancários. A situação é mais crítica para pouco mais de 7 mil beneficiários que são correntistas de bancos pequenos.

Os 150 mil segurados, de benefício de final 3, não fizeram o recadastramento que estava em andamento há quatro meses e agora entrarão numa lista de suspensão do pagamento. O prazo se encerrava nesta sexta-feira, mas boa parte dos bancos do país está fechada por causa da greve.

O INSS decidiu não prorrogar o prazo, mesmo com a paralisação. Os nomes só serão retirados da lista de suspensão de pagamento depois do recadastramento, o que poderá ser feito assim que a greve acabar. Além disso, mesmo fechadas, algumas agências também estão mantendo funcionários para cuidar do censo. De acordo com informações dos bancos, a greve dos bancários não está afetando de forma significativa a realização do Censo Previdenciário.

Segundo o INSS, o dinheiro ficará nos bancos disponível para saque por três meses. Para correntistas de grandes bancos (95% dos 150 mil), a regularização é feita online e o pagamento poderá sair no mesmo dia. No caso de bancos pequenos, as agências precisam de até 13 dias para repassar as informações.

Foram convocados no total 1,5 milhão de pessoas para fazer o recadastramento, mas 10% deixaram para a última hora e encontraram parte das agências fechadas. A adesão à greve é maior entre as agências da Caixa Econômica Federal. Nessa quinta-feira, os sindicatos informaram que quase metade dos 400 mil bancários do país ficaram de braços cruzados.

A segunda etapa do Censo Previdenciário começou em abril e prossegue até janeiro de 2007. Foram convocados 14,7 milhões de aposentados e pensionistas. De acordo com dados de 22 de setembro, 9,5 milhões de convocados para esta etapa já atualizaram o dados cadastrais. A atualização do cadastro do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem o objetivo de combater fraudes e acabar com pagamentos indevidos.

Os documentos obrigatórios para fazer o Censo são o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um documento de identificação, que pode ser a própria Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Passaporte, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou registro de conselho profissional. O INSS recomenda, também, que o beneficiário apresente um comprovante de residência e o Número de Inscrição do Trabalhador (NIT).

Os bancários pedem aumento real de salário de 7,05% mais reposição da inflação de 2,85%. Já a Fenaban oferece apenas a reposição de 2,85%. Há discordância entre as partes também sobre a participação dos funcionários nos lucros das instituições.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]