Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guarapuava

Greve do MTE atrasa em até seis meses emissão de documentos

Dificuldade também atinge lojistas que buscam pessoas para trabalhar, mas não podem efetuar as contratações por falta da carteira de trabalho

A greve dos servidores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) já dura mais de 4 meses e continua causando transtornos para as pessoas que dependem de serviços como a emissão da carteira de trabalho. Na Agência do Trabalhador de Guarapuava, na região Centro-sul do Paraná, em alguns casos a espera pelo documento já é de mais de seis meses.

Funcionários da agência informaram que cerca de 1.500 pessoas aguardam o documento no município, mas não há um prazo para que eles fiquem prontos. A demora para a emissão da carteira de trabalho dificulta também o trabalho dos lojistas que encontram pessoas dispostas a trabalhar, mas não podem efetuar as contratações caso o trabalhador não tenha o documento.

Em entrevista ao telejornal ParanáTV 1ª edição, da RPC TV, o superintendente substituto do Ministério do Trabalho no Paraná, Elias Martins, explicou que, em Guarapuava, o problema ocorre porque o documento é emitido em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, onde os funcionários do setor administrativo estão todos em greve.

Martins garante que medidas serão tomadas para que seja cumprida a determinação do Tribunal Superior do Trabalho que exige que pelo menos 50% dos funcionários atendam ao público. O Ministério do Planejamento deve se reunir nesta terça-feira (17) com o comando de greve do MTE para tentar entrar em um acordo e acabar com a greve.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.